Fusão da música erudita à popular marcará ultima edição do Som da Concha
A última edição do ano do projeto Som da Concha será marcada pela mistura de sons que irá da música erudita a popular, passando por vários estilos musicais com uma fusão de ritmos que deverá despertar a acuidade auditiva do público. A concha acústica Helena Meireles irá receber no próximo domingo (09 de dezembro), às […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A última edição do ano do projeto Som da Concha será marcada pela mistura de sons que irá da música erudita a popular, passando por vários estilos musicais com uma fusão de ritmos que deverá despertar a acuidade auditiva do público. A concha acústica Helena Meireles irá receber no próximo domingo (09 de dezembro), às 18h30min, os grupos “Iucatan” e “Choro Opus Trio”. A entrada, como habitual, é de graça.
Formado em 2009, o grupo “Choro Opus Trio” desenvolve um trabalho de resgate e registro do choro que pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1880, no Rio de Janeiro — antiga capital do Brasil—, nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas.
Pesquisando e interpretando as obras do músico Amintas José da Costa, o Sarrafo, que completou 93 anos em 2012, resultou no primeiro CD do Choro Opus Trio “Descendo Sarrafo” com as composições do autor. A obra traz arranjos elaborados para diversas formações instrumentais criados a partir das partituras originais, nas quais a construção melódica e estrutura demonstram a influência dos choros tradicionais e da forma canção.
O título da obra “Descendo Sarrafo” é uma alusão ao apelido do compositor, que também batizou as músicas com referência a madeiras, assim, surgiram: “Tronco de Ipê”, “É Lenha”, “Casca de Pau”, “Madeira de Dar em Doido”, “Pó de Serra”, entre outras. O grupo “Choro Opus Trio” é formado por Eduardo Martinelli (violões), Ivan Cruz (bandolim) e Philip Andara (flauta). Conta também com a participação dos músicos Carlos Alfeu (violões), Matheus Coelho (clarinete) e Gleison Ferreira (violino).
O grupo “Iucatan” leva ao Som da Concha o show “Não somos daqui”, tendo como característica principal a fusão da MPB e a música erudita, através de ritmos afrodescendentes e pantaneiros (chamamé, polca, milongas), onde seus integrantes foram aos poucos, incrementando doses de outros estilos como o baião, o funk e o maracatu.
O idealizador do Iucatan, Rony Petersom, campo-grandense, de família baiana e formadora do distrito de Piraputanga e das Furnas dos Baianos situadas na região pantaneira de Aquidauana diz que “apesar de se caracterizar como “música popular brasileira” essa proposta também tem como objetivo fundir a esta elementos da chamada “música erudita” tanto a partir do seu arranjo quanto da sua instrumentação”.
Integram o grupo; Rony Petersom (vocais, violão e percussão), Ivan Cruz (direção musical, arranjos, bandolim, flauta, guitarra, violão e contrabaixo acústico), Gleyton Berbet (contrabaixo elétrico e flauta transversal), Phillip Andara (flauta e saxofone) e Felipe Brito de Melo (bateria e percussão).
Som da Concha
O projeto é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com a Fundação Manoel de Barros, TV Brasil Pantanal e 104 FM Rádio MS e prevê apresentações de shows em domingos alternados.
O Som da Concha teve início em 2007 e já teve a participação de aproximadamente 1.100 músicos sul-mato-grossenses com 208 atrações. Só em 2012 foram 40 edições com a participação de um público que aprecia a boa música, valorizando os artistas regionais.
A Concha Acústica Helena Meirelles fica no Parque das Nações Indígenas, na Rua Antonio Maria Coelho, 6000. Outras informações pelo telefone (67) 3314-2030. A entrada para os shows é franca.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.