A Fundação de Cultura do governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Ivinhema, realiza de 31 de julho a 10 de agosto, no distrito de Amandina, a Oficina de Tecelagem em Abrolhos. O curso gratuito faz parte do projeto Artesania e acontece na Casa de Cultura, que fica na Rua Doutor Manoel Simões, no centro.

Ministrado por Giuçara Maria de Oliveira Costa, o curso acontece das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. A turma terá capacidade para 30 alunos. O objetivo é capacitar os artesãos do distrito na criação de peças através da técnica de Abrolhos, uma forma de tecelagem manual baseada em cruzamentos geométricos dos pontos, formando franjas e uma infinidade de formas decorativas.

Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa ao fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses.

O programa aproveita as vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da preparação para o mercado competitivo.

Serviço: Para outras informações sobre os projetos da área do artesanato da Fundação de Cultura, basta entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, através dos telefones 3316-9107, 9152 ou 9333.