Fundação de Cultura abre inscrições para o Salão de Arte de Mato Grosso do Sul
A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul abriu nesta quarta-feira (30) o período seleção de obras que participarão da exposição do Salão de Arte de Mato Grosso do Sul, que acontece de 6 de novembro a 23 de fevereiro de 2013. Esta será a quarta edição do Salão de Arte desde que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul abriu nesta quarta-feira (30) o período seleção de obras que participarão da exposição do Salão de Arte de Mato Grosso do Sul, que acontece de 6 de novembro a 23 de fevereiro de 2013.
Esta será a quarta edição do Salão de Arte desde que foi recriado pela atual gestão do governo do Estado, após 14 anos sem ser realizado. Desde então premiou 60 artistas contemporâneos nas áreas da pintura, instalação, escultura, fotografia e gravura. Somente em 2011 a Fundação de Cultura recebeu 186 inscrições de artistas de 12 estados brasileiros.
Serão selecionadas 20 obras para a exposição no Salão. Sete artistas serão premiados com R$ 6 mil cada e suas obras incorporadas ao acervo do Marco – Museu de Arte Contemporânea, da Fundação de Cultura. Os demais artistas selecionados (13 no total) receberão um prêmio no valor de R$ 1 mil.
A seleção das obras e a premiação dos artistas serão realizadas por duas comissões e em duas etapas distintas. A primeira será realizada pela Comissão de Análise Documental e Material Fotográfico, a quem incumbe analisar a regularidade dos documentos exigidos. A segunda será realizada pela Comissão de Premiação, a quem incumbe analisar as obras.
Serão usadas em ambas as comissões os seguintes critérios para avaliação da parte estética e artística: qualidade técnica contida na proposta, identidade própria e coesão de idéias, imaginação criativa e conjunto da obra.
Os trabalhos devem se enquadrar nas seguintes categorias: desenho; pintura; gravura; escultura; fotografia; objeto; instalação; vídeo-arte; arte digital e linguagens periféricas.
Segundo Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, “a realização de um Salão como este possibilita o aparecimento de novos talentos nesta área, o intercâmbio de informações e o contato do público local com novas linguagens neste setor. Enfim, oxigena a produção das artes visuais no Estado”.
Proposta – O Salão de Arte de Mato Grosso do Sul tem como objetivo ampliar o diálogo com a produção atual das artes visuais e estimular a reflexão sobre a produção cultural brasileira, de maneira a contribuir na promoção, difusão e expansão da diversidade da linguagem artística e cultural, além de possibilitar a compreensão das múltiplas expressões, não se limitando somente as de caráter local.
Serviço
Esclarecimentos e informações complementares sobre o edital podem ser obtidos no Núcleo de Artes Visuais da Gerência de Desenvolvimento e Difusão de Programas Culturais da Fundação de Cultura, através dos telefones 3316-9170 (Núcleo de Artes Visuais, das 8h às 13h30) ou 3326-7449 (Marco, das 12h às 18 horas).
O edital e as fichas de inscrição estão disponíveis no Diário Oficial do Estado e na página da Fundação de Cultura, no link editais. As inscrições podem ser feitas até 14 de julho.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.