A sexta edição do Festival Universitário Audiovisual de Mato Grosso do Sul (FUÁ) lança em sua programação o curso “Audiovisual: História, perspectivas e alternativas”, que será ministrado pela jornalista e cineasta Marinetti Pinheiro, nos dias 5 a 8 de novembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS), das 19h às 22h. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 1° de novembro.

O curso será oferecido sem custo e busca uma troca de conhecimento e experiência, mostrando possíveis caminhos para captação de recursos. Também busca estimular a criação de projetos entre grupos de pessoas interessadas em realizar filmes.

A ministrante do curso, Marinetti Pinheiro, é sul-mato-grossense, formada em Jornalismo e Cinema (Direção de Documentário), recém chegada de Cuba, onde estudou durante três anos. Ela iniciou sua trajetória pela sétima arte como produtora audiovisual. Aqui no Estado pesquisou as salas de cinema e publicou dois livros “Salas de Sonhos – História dos Cinemas de Campo Grande” (2008) e “Salas de Sonhos II – Memórias dos Cinemas de Mato Grosso do Sul” (2010).

Depois de dirigir vários curtas metragens em Cuba, Marinete Pinheiro se prepara para dirigir seu primeiro filme em Mato Grosso do Sul. “Através da minha experiência de pesquisa sobre o cinema e minha formação como cineasta formada em uma das melhores escolas do mundo, quero estimular os participantes a pensarem nos caminhos possíveis para realização do audiovisual em MS, um estado novo que tem muito a ser explorado no sentido visual e histórico”, afirma Marinete.

FUÁ

A sexta edição do festival busca promover e incentivar a criação de vídeos e produtos radiofônicos produzidos por estudantes universitários e ex-universitários em diferentes categorias.

O Festival garantiu espaço nos últimos anos para a produção independente, estimulando a formação de novos artistas do audiovisual. Em 2011, chegou a 205 inscrições vindas de todo o País, oitenta a mais do que no ano anterior, um recorde do Festival.

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), apoia a realização do 6º Festival Universitário Audiovisual.

Serviço

O Curso Audiovisual: “História, perspectivas e alternativas” será realizado entre os dias 5 a 8 de novembro, no MIS. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico [email protected], até dia 1° de novembro. As vagas são limitadas. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do telefone (67) 3316-9166 ou (67) 8151-0111.