Frente parlamentar vai pressionar pela votação da PEC do Voto Aberto

A Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto anunciou que vai retomar as conversas com os líderes partidários e com o presidente da Câmara, Marco Maia, para marcar a votação, em segundo turno, da proposta que acaba com o voto secreto no Legislativo (PEC 349/01). Os integrantes da frente também vão iniciar uma campanha para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
A Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto anunciou que vai retomar as conversas com os líderes partidários e com o presidente da Câmara, Marco Maia, para marcar a votação, em segundo turno, da proposta que acaba com o voto secreto no Legislativo (PEC 349/01). Os integrantes da frente também vão iniciar uma campanha para que a população cobre a aprovação da proposta.
“Não podemos mais nos submeter a esses acordões, que ficam em promessas”, disse o coordenador da frente parlamentar, deputado Ivan Valente (Psol-SP). Para ele, é preciso pressionar pela votação da PEC em um momento em que o Congresso Nacional enfrenta várias denúncias de corrupção.
A PEC acaba com o voto secreto em casos como pedidos de cassação, escolha de ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e vetos presidenciais. O texto foi aprovado em primeiro turno em 2006 e, desde então, aguarda nova votação pelo Plenário.
No dia 30 de maio, a frente parlamentar realizará um ato na rampa do Congresso Nacional em defesa da PEC.

Conteúdos relacionados