Geral

Formandos do Qualifica Dourados podem trabalhar em usinas

A Prefeitura de Dourados entregou na tarde desta sexta-feira os certificados para 325 pessoas que concluíram cursos de profissionalização oferecidos pelos programas Qualifica Dourados e Pronatec – este segundo desenvolvido com apoio do governo federal. A entrega foi no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados). Durante o ato, o que mais chamou […]

Arquivo Publicado em 15/09/2012, às 15h18

None
162776505.jpg

A Prefeitura de Dourados entregou na tarde desta sexta-feira os certificados para 325 pessoas que concluíram cursos de profissionalização oferecidos pelos programas Qualifica Dourados e Pronatec – este segundo desenvolvido com apoio do governo federal. A entrega foi no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).


Durante o ato, o que mais chamou a atenção dos formandos foi o anúncio de que empresas ligadas ao setor sucroenergético vão disponibilizar vagas de emprego com preferência para esses trabalhadores.


A informação foi repassada pela secretária de Agricultura, Indústria e Comércio Neire Colman. Segundo ela, a prefeitura iniciou uma ação em conjunto com os departamentos de recursos humanos de várias empresas ligadas ao setor e durante o 6º Canasul, que acontece de 22 a 24 de outubro em Dourados, será feita a primeira captação.


Conforme a secretária municipal de Assistência Social Ledi Ferla, o Qualifica/Pronatec é desenvolvido em duas etapas. A primeira, através da Assistência Social, que cuida do cadastro e formação dos inscritos. A segunda fica a cargo da Semaic, que busca inserir os novos profissionais no mercado de trabalho. Dos mil douradenses formados no ano passado, grande parte está empregada ou com seu próprio negócio.


CERTIFICADOS


A entrega dos certificados teve a presença da vice-prefeita Dinaci Ranzi, do deputado estadual Laerte Tetila, dos representantes das instituições que ministram os cursos Gilberto Schaedler (Senai) e Carlos Henrique da Silva (Senac), além dos representantes das secretarias municipais envolvidas.


Pessoas que receberam o certificado agradeceram a oportunidade que o município e o governo federal têm proporcionado para que possam ter uma profissão e melhorar de vida. É o caso de Conceição Santana, que se formou em massas alimentícias. “Já estamos prontos para o trabalho e atendendo a pedidos”, disse ela.


Agnaldo Peixoto de Melo é outro que viu nos cursos uma grande oportunidade para mudar de vida. Segundo ele, o caminho hoje é na área sucroenergética e, por disso optou pelo curso de mecânica e manutenção de motores a diesel. “Sou marceneiro há 20 anos e decidi procurar algo melhor. É uma área que nada tem a ver com a minha, mas sei que aprendi o suficiente para assumir essa nova empreitada”.


Através do Qualifica Dourados foram entregues 175 certificados de cursos de informática básica, costureiro industrial do vestuário, eletricista predial, mecânico de manutenção de motores a diesel, pedreiro, confeiteiro, comunicação e expressão na liderança, atendimento eficaz e massas alimentícias.


Pelo Pronatec, 150 pessoas se formaram nos cursos de costureiro industrial do vestuário, auxiliar administrativo, operador de caixa, salgadeiro, auxiliar de cozinha, manicure e pedicure, eletricista de automóveis, soldador, auxiliar administrativo e pedreiro de revestimento em argamassa.

Jornal Midiamax