Fita original de teste rejeitado dos Beatles vai a leilão

A fita de audição dos Beatles rejeitada por um executivo de gravadora, sem dúvida no maior erro da história do pop, ressurgiu e estará à venda em um leilão em Londres na próxima semana.Ted Owen da Fame Bureau, uma casa de leilões especializada em itens de recordação pop, disse que a fita de 10 músicas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A fita de audição dos Beatles rejeitada por um executivo de gravadora, sem dúvida no maior erro da história do pop, ressurgiu e estará à venda em um leilão em Londres na próxima semana.
Ted Owen da Fame Bureau, uma casa de leilões especializada em itens de recordação pop, disse que a fita de 10 músicas foi gravada no dia de Ano Novo, em 1962, nos estúdios da gravadora Decca, no norte de Londres.

Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Pete Best – que mais tarde seria substituído na bateria por Ringo Starr – tocaram até 15 músicas na sessão, sendo que 10 delas aparecem na fita a ser vendida em 27 de novembro.

Os membros da banda tinham sido levados de Liverpool para Londres na noite anterior, e, apesar de se perderem no caminho, conseguiram chegar aos estúdios a tempo para a sessão paga pelo seu empresário Brian Epstein.

O representante sênior da Decca para artistas e repertório Dick Rowe, que mais tarde se tornou conhecido como “o homem que rejeitou os Beatles”, decidiu contra a assinatura de um contrato com a banda, optando por fechar com Brian Poole & The Tremeloes, que também fez o teste naquele dia.

“Grupos de guitarra estão perdendo seu espaço, Sr. Epstein”, ele é amplamente citado como dizendo.

Rowe, no entanto, assinou com os Rolling Stones, que acabaram se tornando um dos maiores grupos de rock britânico, e especialistas discutem se foi ele ou um colega abaixo dele que rejeitou os Beatles.

Existem versões piratas da sessão, mas a fita “master de segurança”, ou backup, em oferta no leilão é única, afirmou Owen.

“O mais importante sobre essa é a qualidade”, disse ele à Reuters. “Há fitas piratas por aí, versões horríveis. Esta qualidade nós nunca ouvimos.”

Conteúdos relacionados