Na tarde deste domingo (22) acontece a final da 62ª edição do Campeonato Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa, com aproximadamente 25 jogos simultâneos, que envolve 613 inscritos, divididos em 33 categorias. Participam do campeonato atletas do Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. O evento acontece no ginásio Guanandizão, em Campo Grande (MS).

Um dos objetivos do campeonato é manter as raízes da colônia japonesa, porém há algum tempo disponibiliza uma para os não-descendentes. O público é composto principalmente pelas gerações japonesas. Avôs, pais e netos, se reunem para prestigiar e participar do evento, que teve início na sexta-feira (20).

O diretor da organização do evento no Estado, Mario Marcio Soken, destaca a importância do campeonato em Campo Grande, que acontece pela segunda vez na cidade. “Um evento como este, com a tradição de 62 anos, divulga o nome do Estado, incentiva o esporte e atrai mais adeptos para a modalidade”.

O organizador acredita que com a movimentação do campeonato, tanto no meio do esporte, imprensa e sociedade, atrai a curiosidade de futuros adeptos. “O campeonato foi bem divulgado na imprensa local, acredito que após o término  do evento irá aumentar o número de praticantes de tênis de mesa”.

Soken conta que evento dessa magnitude exige muita organização e projeção, pelo menos uns seis meses de antecedência, ainda mais, pela importância e estrutura que o campeonato demanda.

O caminhoneiro de São Paulo, Sanae Katuragui, 66 anos, pratica o esporte a mais de 50 anos e veio de Mogi das Cruzes (SP) para participar do evento. “Aqui em Campo Grande é a segunda vez que eu participo, e esta tudo muito bem organizado, clima bom, está de parabéns”.

Sanae participou da modalidade “Super veterano”, esbanjando boa saúde e bom físico comenta os benefícios que o esporte traz para ele. “Minha saúde está ótima, minha circulação sanguínea é boa, não fico doente, eu aconselho o esporte”, diz o caminhoneiro.