Geral

Fies pode ser usado no curso superior da FatecSenai

Os estudantes interessados no curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da FatecSenai Campo Grande já podem utilizar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa do MEC (Ministério da Educação) destinado à concessão de financiamento a estudantes de baixa renda ou que não podem arcar com as despesas dos cursos não gratuitos. Em Mato […]

Arquivo Publicado em 05/10/2012, às 19h16

None

Os estudantes interessados no curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da FatecSenai Campo Grande já podem utilizar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa do MEC (Ministério da Educação) destinado à concessão de financiamento a estudantes de baixa renda ou que não podem arcar com as despesas dos cursos não gratuitos. Em Mato Grosso do Sul, o termo de adesão foi assinado pelo diretor-regional do Senai, Jesner Marcos Escandolhero.



“Essa novidade vai oportunizar aos estudantes, que estão interessados em cursar uma graduação tecnológica voltada para a ocupação industrial, o acesso a recursos com condições estipuladas pelo programa”, detalhou Jesner Escandolhero. Ele acrescenta que o Senai de Mato Grosso do Sul obteve o credenciamento para ofertar o Fies aos cursos superiores oferecidos pela entidade e agora os estudantes podem contar com as facilidades e vantagens proporcionadas pelo financiamento estudantil. “Quem optar pelo Fies como financiamento do ensino superior terá uma taxa efetiva de juros de 3,4% ao ano”, reforçou.



Durante o período de duração do curso, o aluno deverá pagar, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Já encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de mais um ano. Para os estudantes com renda familiar mensal bruta de até 10 salários mínimos é possível financiar o percentual de até 100% do valor, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta com os encargos educacionais for igual ou superior a 60%, já quando o percentual do comprometimento da renda for superior a 40% e menor que 60%, o financiamento será de 75%.



No caso de estudantes com renda familiar mensal bruta maior que 10 salários mínimos e menor ou igual a 15 salários mínimos, o Fies financia até 75%, quando o comprometimento da renda familiar mensal bruta incluindo os encargos educacionais for igual ou superior a 40%, enquanto aqueles que tiverem o comprometimento da renda igual ou superior a 20% e menor de 40%, o financiamento será de apenas 50%. Estudantes com renda familiar mensal bruta maior que 15 salários mínimos e menor ou igual a 20 salários mínimos terão 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta for igual ou superior a 20%.



Serviço – As inscrições são feitas através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível no endereço www.sisfiesportal.mec.gov.br


Jornal Midiamax