Fidel chama de ‘mentira ianque’ informação econômica sobre a China
O líder cubano Fidel Castro qualificou neste sábado de “sinistra mentira ianque” um artigo segundo o qual a economia da China começa a se retrair e que o país vive uma “luta política em ebulição”, segundo texto publicado no portal Cubadebate (situação). No texto, Fidel citou trechos de um artigo publicado no site da BBC […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O líder cubano Fidel Castro qualificou neste sábado de “sinistra mentira ianque” um artigo segundo o qual a economia da China começa a se retrair e que o país vive uma “luta política em ebulição”, segundo texto publicado no portal Cubadebate (situação).
No texto, Fidel citou trechos de um artigo publicado no site da BBC Mundo, segundo o qual vários indicadores “começam a apontar para um declínio econômico” na China, onde ainda “há uma luta política em ebulição”, após a destituição do governador da cidade de Chongqing (sudoeste), Bo Xilai.
“Estou longe de compartilhar esta sinistra mentira ianque sobre o destino da China”, afirmou o líder comunista, de 85 anos, afastado do poder desde 2006 por problemas de saúde.
“Pergunto-me por acaso se é possível ignorar que a China possui as maiores reservas de terras raras (elementos químicos usados para produzir alta tecnologia) no mundo e enormes volumes de gás de xisto, que lhe permitiriam exercer seu poder sobre a produção energética mundial quando cessar o poder de mentir e subjugar”, acrescentou.
Bo foi destituído em março passado do cargo de governador por “sérias violações de disciplina” e um mês depois, suspenso do Birô Político do governista Partido Comunista da China.
Um dos principais aliados políticos e econômicos de Cuba, a China tem como meta um crescimento econômico de 7,5% este ano, abaixo dos 8% fixados para 2011, segundo informe governamental apresentado em março. Em 2010, o PIB chinês cresceu 10,4%.
A crise da dívida na zona do euro e a lenta recuperação dos Estados Unidos criam uma expectativa de desaceleração da economia chinesa, pois a demanda de seus produtos será afetada.
Divulgar esta informação “já é demais”, disse o ex-presidente cubano, que sustenta que os avanços econômicos e militares da China, assim como sua linha internacional, “são respostas lapidares à política belicista e ameaçadora” dos Estados Unidos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.