FHC defende “renascimento” do Mercosul com espírito de maior integração
O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso afirmou neste domingo no México que “seria preciso renascer o Mercosul, mas com um espírito de verdadeira integração entre seus membros”. “O Mercosul ficou no começo e não avançou muito, por quê? Porque teve uma ambição inicial ampla, na verdade pensavam na União Europeia (UE) ou algo assim […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso afirmou neste domingo no México que “seria preciso renascer o Mercosul, mas com um espírito de verdadeira integração entre seus membros”.
“O Mercosul ficou no começo e não avançou muito, por quê? Porque teve uma ambição inicial ampla, na verdade pensavam na União Europeia (UE) ou algo assim como ela, e ficamos com acordos de barreira exterior comum, uma só tarifa comum, e depois nada mais”, afirmou FHC.
“Não houve uma integração de capitais efetiva, não houve a ocupação do espaço territorial da região com investimentos que pudessem começar em um país e terminar em outro, não houve nem sequer a tentativa de formação de uma caixa de previdência social que permitisse a mobilidade dos trabalhadores”, lamentou.
Fundado em 1991, o Mercosul é um bloco de países integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, que fomenta a livre circulação de bens e serviços entre seus membros.
A Venezuela está em processo de entrada e são membros associados Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, e Equador.
O ex-presidente brasileiro, que participou neste domingo na Cidade do México em entrevista coletiva do Conselho Século XXI, lamentou que o grupo de países do Mercosul tenha ficado “muito atado à questão comercial”.
“Se quiséssemos realmente reativar o Mercosul precisaríamos aprofundar muito mais a integração e não ficar no que ficamos”, especificou.
Acerca da conjuntura de crise atual nos países desenvolvidos, FHC considerou que a América Latina saiu no geral em boas condições da situação.
Destacou que em parte isso tenha derivado da aprendizagem de crises passadas e do aproveitamento da globalização.
Havendo na região muitos países “exportadores de matérias-primas”, disse que os altos preços das mesmas lhes tinham permitido acabar com os problemas de dívida e ter reservas suficientes para enfrentar desajustes externos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.