Geral

Festival Internacional de Artes de Brasília reúne atrações nacionais e estrangeiras

Começa hoje (4) o 1° Festival Internacional de Artes de Brasília (Festiarte), que será realizado em vários locais da cidade. Entre as atrações estão os cantores Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e Vanessa da Mata, além de grupos estrangeiros, como o Circo da China. A iniciativa é da Secretaria de Cultura […]

Arquivo Publicado em 04/01/2012, às 14h45

None

Começa hoje (4) o 1° Festival Internacional de Artes de Brasília (Festiarte), que será realizado em vários locais da cidade. Entre as atrações estão os cantores Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e Vanessa da Mata, além de grupos estrangeiros, como o Circo da China. A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (DF) e a programação vai até o dia 12 de fevereiro.


Os eventos têm entrada franca e serão realizados no Teatro Nacional, no Centro de Convenções, na Biblioteca Nacional, no Museu da República e no Cine Brasília. Também há atividades programadas em outras cidades do Distrito Federal.


Segundo a subsecretária de Promoções e Eventos da Secretaria de Cultura do DF, Fátima de Deus, a intenção do festival é fortalecer o mercado cultural de Brasília e possibilitar que a população tenha acesso a diferentes manifestações culturais.


“Pretendemos dar acesso à cultura de melhor qualidade para população brasileira. Será um evento anual e repercutirá nas regiões administrativas consideradas polo de cultura do Distrito Federal. São Sebastião, Taguatinga, Sobradinho e Gama vão receber uma programação diferenciada, além deshowsmusicais acontecerão mostras de cinema, teatro, dança, exposições, oficinas e apresentações de circo”, disse Fátima.  


De acordo com a subsecretária, outro objetivo do Festiarte é difundir a cultura da capital federal, com uma programação de qualidade, fomentando , inclusive, o turismo. “Nossa praia é a cultura. Este mês queremos contaminar a população com várias manifestações culturais”, disse Fátima. A abertura dosshowsserá sempre feita por artistas locais.


Hoje (4), o grupo Choro Livre se apresenta na abertura do festival, às 20h, na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional. Em seguida, canta Paulinho da Viola. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, hoje, a partir das 14h.

Jornal Midiamax