Rica em paisagens naturais, a cidade de Bonito sedia a décima terceira edição de um dos maiores eventos culturais do Centro-Oeste. Realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com patrocínio da Petrobras, o Festival de Inverno de Bonito tem início nesta quarta-feira (25).

O evento vai até o dia 29 de julho, com extensa programação, com mostras gratuitas de cinema, shows, espetáculos de teatro, oficinas, artesanato, dentre outras atrações, com a participação de artistas regionais e nacionais. A novidade de 2012 é que o Festival ampliou os espaços para o público: o palco Fala Bonito terá o dobro de apresentações e o pavilhão das Artes abrirá espaço para um lounge interativo, na Rua Pilad Rebuá, com sofás, plantas e poemas de Manoel de Barros – o grande homenageado deste ano, no Festival.

Será disponibilizado, ainda, o “Trenzinho”, que vai levar o público até o Centro de Convenções de Bonito, gratuitamente. O transporte parte sempre da Praça da Liberdade para a Rua Luiz da Costa Leite.

Além das apresentações artísticas, o Festival de Inverno de Bonito busca celebrar a cultura brasileira focada na discussão, postura e consciência do meio ambiente e ecologia, ponto fundamental para o apoio da Petrobras, cujo crescimento está alinhado ao respeito pelo meio ambiente e ao compromisso com a sociedade. A Companhia trabalha hoje para que a geração atual e as futuras possam viver num mundo ambiental, social e economicamente equilibrado. Em 2011, a Petrobras investiu R$ 2,7 bilhões em proteção ao meio ambiente, incluindo projetos de gestão ambiental na operação e patrocínio a projetos externos, por meio do Programa Petrobras Ambiental. Desde que foi criado, em 2003, o programa já patrocinou projetos de conservação e educação ambiental em dezenas de bacias e ecossistemas de cinco biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pantanal. Para o período 2008-2012, foram reservados R$ 500 milhões para investir no programa com foco nos temas água e clima.

Para mais informações ou para conferir a programação completa do evento, acesse: www.festivaldebonito.com.br.