Geral

Festival de cinema voltado ao público jovem chega ao Brasil

Com o tema O Amor, chega pela primeira vez ao Brasil o Giffoni Film Festival, evento criado em 1971 pelo italiano Claudio Gubitosi cujo objetivo é levar os jovens às salas de cinema. O festival, que se tornou tradição na Europa, também convida o público jovem a ser jurado da mostra e o incentiva a […]

Arquivo Publicado em 26/12/2012, às 12h03

None

Com o tema O Amor, chega pela primeira vez ao Brasil o Giffoni Film Festival, evento criado em 1971 pelo italiano Claudio Gubitosi cujo objetivo é levar os jovens às salas de cinema. O festival, que se tornou tradição na Europa, também convida o público jovem a ser jurado da mostra e o incentiva a desenvolver a crítica de cinema, além de trocar informações com cinéfilos, atores e diretores de diversas partes do mundo.


Já foram realizadas 42 edições do evento na Itália, Estados Unidos, Austrália e Polônia. Todos os anos participam celebridades, produtores e diretores de cinema, que atuam como mediadores para o intercâmbio e a aproximação dos jovens.


O nome, Giffoni Film Festival, está relacionado à origem do festival, que começou no sul da Itália, na cidade de Giffoni Valle Piana. Em todas as edições já recebeu participantes de mais de 54 países. A expansão do festival para adaptá-lo às localidades onde é feito começou em 2000, quando foi criada a rede Giffoni World Alliance. Entre os atores famosos que já prestigiaram o evento estão Robert De Niro, Jessica Alba, Nicolas Cage, Steven Spielberg, Cuba Gooding Jr e Dianna Agron.


Durante o festival, organizado no Brasil pela Fundação Memorial da América Latina, o público poderá assistir sessões abertas, fechadas, pré-estreias, palestras e debates. O Giffoni Film Festival começa dia 28 de janeiro e vai até 1º de fevereiro, sempre encerrando com shows, espetáculos e oficinas no final das tardes.


Serão selecionados 400 jurados de diversos países, e os brasileiros que quiserem participar do grupo deverão se inscrever em escolas parceiras espalhadas pelo país e pelo site do festival. O comitê organizador selecionará 15 filmes nacionais e internacionais que serão avaliados e premiados segundo escolha do juri mirim subdividido em duas faixas etárias: de 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Jornal Midiamax