As comemorações do Réveillon deixaram pelo menos dois mortos e 561 feridos na Itália, na maioria dos casos pelo uso de rojões e fogos de artifício artesanais, que explodiram ferindo as pessoas que os manuseavam. Em Roma, um homem que estourava explosivos a partir da sacada do seu apartamento morreu quando o dispositivo explodiu, ferindo outros moradores que estavam perto, incluindo três crianças, informou a agência Ansa da Itália.
Em Nápoles, um homem foi morto por um tiro na frente do seu restaurante, mas a polícia ainda não sabe se o disparo foi acidental, de um popular que comemorava a chegada do Ano Novo, ou um ataque da Máfia. A polícia condenou o hábito “bárbaro” de alguns moradores de Torre Annunziata e outros subúrbios napolitanos, de comemorarem a chegada do Ano Novo disparando revólveres para o alto.
O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, disse neste domingo ao canal de televisão TG24 da Sky que o homem morto pela explosão do petardo, de 31 anos, era um conhecido comerciante de fogos de artifício ilegais. A explosão destruiu o pequeno apartamento onde o homem vivia. Um menino ficou gravemente ferido na explosão.
“Entre os feridos, 76 têm menos de doze anos” disse a polícia citada pela Ansa. Em Palermo, na Sicília, um rojão clandestino disparado por um jovem de 14 anos explodiu e arrancou imediatamente três dedos da mão e destruiu a vista direita do adolescente, que foi internado em estado grave.
A polícia, ao redor da Itália, disse que dezenas de pessoas ficaram feridas pelo manuseio incorreto de fogos de artifício, incluídas várias que perderam dedos ou olhos.