Os atores do julgamento do mensalão frequentam dois cenários distintos em . Nos dias de sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), à tarde, advogados e ministros guardam distância protocolar e, não raras vezes, os bacharéis são tratados rispidamente. À noite, em festas pela capital, os doutos se confraternizam.

“Foi uma festa absolutamente democrática”, disse ontem o advogado José Gerardo Grossi, de 80 anos, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, aniversariante da noite de quarta-feira. Carismático, ele recebeu no tradicional Palace Brasília Hotel muitos convidados. Estavam no mesmo ambiente protagonistas e coadjuvantes do mensalão – acusação, defesa e julgador – como o ministro Marco Aurélio Mello e a mulher do ex-ministro , Evanise Santos.

O próprio Dirceu, que está recluso enquanto transcorre o julgamento, fez questão de ligar para o anfitrião e o felicitou. “Ele (Dirceu) me ligou parabenizando, é outra pessoa de quem gosto muito”, afirmou Grossi.

A festa reuniu os notáveis da advocacia criminal, ora defensores dos réus do esquema que abalou o governo Lula. Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça e advogado do executivo José Roberto Salgado, do Banco Rural; Arnaldo Malheiros Filho, que representa Delúbio Soares; Alberto Zacharias Toron, defensor do deputado João Paulo Cunha (PT-SP); Pierpaolo Bottini, constituído pelo ex-deputado Professor Luizinho (PT-SP).

No mesmo ambiente, estavam o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e seu antecessor, Antonio Fernando de Souza, acusadores do mensalão. Assim como o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), réu de outro mensalão – o mineiro.

Língua afiada

Num canto, faceiro, Marco Aurélio estava rodeado pelos convivas e, com a língua afiada, de tudo falava. Indagado sobre o que quis dizer com contraponto no julgamento, ele assim se manifestou: “Pretendi restabelecer a harmonia na Corte”.

Aqui e ali, o tema das rodinhas era o julgamento. “O comentário geral era a expectativa em relação à conclusão do voto do relator”, disse o ministro Marco Aurélio. “Houve uma inversão na apreciação da conduta dos réus.”

O anfitrião ficou emocionado com o carinho recebido dos amigos. “A festa foi absolutamente democrática. Veio o José Batista Sobrinho, do Friboi, maior abatedouro de carne bovina do mundo, e a Maria José, que passa a nossa roupa há muitos anos”, disse Grossi. (As informações são da Agência Estado)