O Jornalista e Ex-Deputado Federal, Fernando Gabeira, estará na próxima segunda-feira (03.09) em Campo Grande para o Seminário “Cidades Verdes – Eleições Limpas”, promovido pela Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD).

Fernando Gabeira ministra a palestra “Como deve ser uma cidade verde?”, a partir das 19h, no Plenário Oliva Enciso da Câmara Municipal de Campo Grande, na Rua Ricardo Brandão, nº 1600, Jatiúka Park. O evento é aberto à participação da sociedade e mais especificamente para os candidatos e dirigentes do Partido Verde.

Um dos fundadores do PV no Brasil, Gabeira vai debater sobre a busca da melhoria da qualidade de vida do cidadão, considerando principalmente o interesse público e a priorização de políticas socioambientais, dos investimentos nas áreas de saúde pública, saneamento, gestão de resíduos, educação e transporte, com mandatos obtidos através de eleições limpas, sem desvio de dinheiro público ou abuso de poder econômico.

Por meio deste evento, a Fundação Verde Herbert Daniel e o Partido Verde querem provar que é possível fazer política com ética, criatividade e sustentabilidade no Brasil, numa jornada de seminários nas principais cidades brasileiras nas diversas regiões.

Durante o Seminário será distribuída a carta compromisso “Cidades Verdes – Eleições Limpas”, que contém o compromisso dos verdes brasileiros com o futuro das nossas cidades.

O candidato a prefeito de Campo Grande pelo Partido Verde, Marcelo Bluma, e sua vice, Fernanda Fialho, irão participar do evento, juntamente com militantes e dirigentes da sigla.

Perfil – Fernando Gabeira é Escritor, Jornalista e ex-Deputado Federal pelo Rio de Janeiro. Destacou-se como jornalista, logo no início da carreira, na função de redator do Jornal do Brasil, onde trabalhou de 1964 a 1968. No final dos anos 60, ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Foi preso e exilado.

Em dez anos de exílio, esteve em vários países. Com a anistia, voltou ao Brasil no final de 1979. Em 1986, candidatou-se ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido Verde e inaugurou uma nova forma de militância política. Nos anos seguintes, Gabeira continuou jornalista, escritor e tornou-se um dos principais líderes do PV.

Em 1989, foi candidato a Presidente da República. Gabeira era, já então, a mais visível liderança de uma nova opinião pública, mais escolarizada, mais atenta a questões ambientais, culturais e éticas. Em 1994, elegeu-se Deputado Federal, cargo que ocupou até 2010. Em 2008, Gabeira foi candidato a Prefeito e liderou uma onda verde no Rio que, apenas por pouquíssimos votos, não o fez prefeito da cidade. Em 2010, foi candidato a Governador e terminou a disputa em segundo lugar, com 20% dos votos.