Feriado 7 de setembro: Defesa civil faz alerta para baixa umidade no feriado
A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul alerta para a baixa umidade no feriado da Independência e estado de emergência para alguns municípios. Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Elias Ortiz, o estado de emergência é quando a umidade relativa fica menor que 12%. “Hoje Porto Murtinho está com umidade relativa de 11% […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul alerta para a baixa umidade no feriado da Independência e estado de emergência para alguns municípios.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Elias Ortiz, o estado de emergência é quando a umidade relativa fica menor que 12%. “Hoje Porto Murtinho está com umidade relativa de 11% e Sidrolândia, 10%, e isso tende a se repetir no final de semana”.
De acordo com o metereologista da estação Uniderp/Anhanguera, Natálio Abraão, este tipo de estiagem só se aproximou do ano de 1988 e de 2008. “A atmosfera está sem estado higrométrico necessário para equilibrar as relações de hidratação em pessoas e animais e a vegetação atingiu 100% de índice de fogo”, explicou Abraão.
Por esses motivos a Defesa Civil desaconselha a prática de atividades físicas ao ar livre e a exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, em especial no período das 10 às 16 horas, quando a umidade relativa do ar é bem menor. Outra recomendação é a ingestão de líquido, para evitar problemas de desidratação.
A Defesa Civil também alerta a população para não fazer fogueiras em áreas próximas de matas e florestas. Os motoristas que passarem por regiões sujeitas a incêndios devem ter atenção redobrada devido à pouca visibilidade prejudicada pela fumaça, e as pessoas que passam por vias propensas a queimadas não devem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.
Os municípios de Campo Grande, Cassilândia, Aquidauana, Anastácio, Corumbá e Dourados também devem ficar atentos, pois a previsão é de umidade relativa em torno de 25%, 15%, 15%, 18%, 13% e 18%, respectivamente. O mesmo vale para Maracaju, Terenos, Bandeirantes, Água Clara e Ribas do Rio Pardo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.