Feriado 7 de setembro: Defesa civil faz alerta para baixa umidade no feriado

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul alerta para a baixa umidade no feriado da Independência e estado de emergência para alguns municípios. Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Elias Ortiz, o estado de emergência é quando a umidade relativa fica menor que 12%. “Hoje Porto Murtinho está com umidade relativa de 11% […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul alerta para a baixa umidade no feriado da Independência e estado de emergência para alguns municípios.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Elias Ortiz, o estado de emergência é quando a umidade relativa fica menor que 12%. “Hoje Porto Murtinho está com umidade relativa de 11% e Sidrolândia, 10%, e isso tende a se repetir no final de semana”.

De acordo com o metereologista da estação Uniderp/Anhanguera, Natálio Abraão, este tipo de estiagem só se aproximou do ano de 1988 e de 2008. “A atmosfera está sem estado higrométrico necessário para equilibrar as relações de hidratação em pessoas e animais e a vegetação atingiu 100% de índice de fogo”, explicou Abraão.

Por esses motivos a Defesa Civil desaconselha a prática de atividades físicas ao ar livre e a exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, em especial no período das 10 às 16 horas, quando a umidade relativa do ar é bem menor. Outra recomendação é a ingestão de líquido, para evitar problemas de desidratação.

A Defesa Civil também alerta a população para não fazer fogueiras em áreas próximas de matas e florestas. Os motoristas que passarem por regiões sujeitas a incêndios devem ter atenção redobrada devido à pouca visibilidade prejudicada pela fumaça, e as pessoas que passam por vias propensas a queimadas não devem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Os municípios de Campo Grande, Cassilândia, Aquidauana, Anastácio, Corumbá e Dourados também devem ficar atentos, pois a previsão é de umidade relativa em torno de 25%, 15%, 15%, 18%, 13% e 18%, respectivamente. O mesmo vale para Maracaju, Terenos, Bandeirantes, Água Clara e Ribas do Rio Pardo.

Conteúdos relacionados