Felipe González: “Monarquia espanhola presta grande serviço à democracia”
ex-presidente do Governo espanhol, Felipe González, afirmou neste domingo no México que “a monarquia espanhola prestou e presta um grande serviço à democracia”, apesar da polêmica gerada em torno ao rei Juan Carlos no mês passado por causa de sua viagem a Botsuana. “Eu direi como republicano, minha racionalidade era essa, que a monarquia espanhola […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
ex-presidente do Governo espanhol, Felipe González, afirmou neste domingo no México que “a monarquia espanhola prestou e presta um grande serviço à democracia”, apesar da polêmica gerada em torno ao rei Juan Carlos no mês passado por causa de sua viagem a Botsuana.
“Eu direi como republicano, minha racionalidade era essa, que a monarquia espanhola prestou um grande serviço, e presta um grande serviço à democracia, incluindo o erro”, disse o líder socialista em entrevista coletiva.
“Não sei se tem mais mérito que diga isso um republicano do que um monárquico. Provavelmente a sorte da monarquia na Espanha é que não há monárquicos que a defendam porque então, se não, sim estaria em crise”, detalhou.
González participou no México da reunião do Conselho do Século XXI, fórum que reúne ex-chefes de Estado, empresários e pensadores, e que emitiu várias recomendações ao Grupo dos Vinte (G20, países mais ricos e principais emergentes), que se reunirá no próximo mês.
Em sua entrevista foi interrogado sobre vários temas relacionados com a política europeia e com a crise na Espanha, à qual dedicou algumas reflexões.
“A Espanha não fez o que tinha que fazer do ponto de vista das reformas estruturais, para pôr uma data de referência, quando se aprovou a Agenda de Lisboa no ano de 2000, portanto perdeu competitividade”, assinalou.
Reconheceu que “o comportamento econômico aparente foi muito bom em algum momento com taxas de crescimento de 3 e 4%, que para países maduros é muito”, assim como o emprego, em torno de 5%.
Disse que o comportamento da macroeconomia espanhola também foi “positivo” até 2008, “quando o Lehman Brothers implodiu” e se desencadeou uma crise nos Estados Unidos que contagia a Europa.
“Se a Espanha fizesse tudo o que tem que fazer de reformas estruturais e o fizesse bem, as duas coisas, mesmo assim teria feito 20% do esforço necessário para sair deste disparate que é uma política europeia completamente equivocada: austeridade, austeridade, sem uma só olhar para o crescimento”, criticou González.
Como há dois dias disse para estudantes do Tecnológico de Monterrey (TEC), sustentou que a saída que a Europa busca para sua crise a partir da austeridade é equivocada, porque é necessário crescer.
“Enfrentar o problema da dívida da zona do euro como um problema de solvência ou insolvência, sem levar em conta as necessidades do crédito e do crescimento, vai nos levar à insolvência”, acrescentou.
Apesar da situação que a Espanha atravessa, González tranquilizou os mexicanos quanto a como a crise espanhola pode afetar o país.
“Acho que a relação Espanha-México está um pouco além da conjuntura, por sorte, muito além dos Governos e dos momentos de crise”, concluiu.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.