Feira de Artesanato de Natal acontece no Armazém Cultural

Até este sábado (8), o Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária, estará abrigando a edição natalina da Feira de Artesanato dos servidores municipais. Promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Administração, a Feira foi aberta oficialmente na quarta-feira (5) pela secretária municipal de Administração, Aurenice Rodrigues Pinheiro Pilatti e r…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Até este sábado (8), o Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária, estará abrigando a edição natalina da Feira de Artesanato dos servidores municipais. Promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Administração, a Feira foi aberta oficialmente na quarta-feira (5) pela secretária municipal de Administração, Aurenice Rodrigues Pinheiro Pilatti e reúne 93 estandes com diversos tipos de produtos artesanais. A feira funcionará das 14 horas às 22 horas.

Quem visitar o local poderá garantir o presente de Natal para a família e amigos. Estão em exposição desde bijuterias, bolsas, materiais de decoração, brinquedos, tapetes, panos de prato, lingerie até quadros, móveis e muitos outros objetos que unem beleza e muita criatividade. Os preços vão de R$ 1,50 a cerca de R$ 500,00, dependendo do produto. De acordo com a secretária municipal de Administração, a Feira foi implementada em 2009 com o Programa de Valorização do Servidor Municipal e criada com o objetivo de valorizar as aptidões artísticas dos servidores municipais.

Neste ano, a Feira de Artesanato contou com duas edições: a do Dia das Mães e agora a do Natal. Ao dar as boas-vindas aos expositores, a secretária Aurenice Pilatti destacou a evolução do evento que começou com cerca de 60 expositores e alcançou a marca de 93 estandes. “O sucesso da Feira foi tão grande que neste ano decidimos ampliar para dois momentos. A edição do Dia das Mães foi um sucesso e a expectativa é de que neste Natal, o campo-grandense e o turista visite a Feira e leve uma lembrança daqui”, salientou a secretária.

Nesta edição natalina a novidade fica por conta da participação Associação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul com cinco estandes. Aurenice adiantou que os artesãos integrantes da Associação pediram espaço no evento por não promoverem feira própria neste ano. “Somamos aos trabalhos dos servidores, outros artigos de muita qualidade e criatividade”, comentou.

O diretor da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) Sílvio Lobo, prestigiando o evento, lembrou a importância do artesanato como fonte de renda familiar. “Esse evento, além da valorização do servidor, tem sido muito importante para a divulgação do potencial criativo de muitos profissionais que viram o despertar da vocação do trabalho manual, tendo aí mais uma fonte de renda e porque não dizer de autoestima e de alegria”, disse.

Ao compartilhar da opinião do diretor da Funesp, a secretária Aurenice destacou que o mais importante nessa iniciativa é a mudança de vida dos servidores participantes que fizeram do artesanato uma forma de terapia ocupacional. “Muitos deles saíram do quadro de depressão e se curaram de doenças emocionais com a prática do artesanato nas suas horas vagas”, avaliou Aurenice.

Para Léia Souza Nogueira, artesã convidada, participar da exposição pela primeira vez é uma forma de trocar ideias com outros artesãos. “É um espaço muito importante de venda para nossos produtos, a expectativa é grande porque aqui é uma ótima vitrine”, analisa. Ela produz produtos de aromatizar ambientes desde difusores com varetas a aromatizantes em spray. Já a professora Mara Lúcia Lopes, da Secretaria Municipal de Educação, garante que os fantoches e as criativas tampinhas de caneta que produz à base e EVA vão chamar a atenção da criançada. “É um presente de Natal diferente”, comenta.

O clima natalino está presente também na decoração do próprio ambiente e dos produtos que vão desde panos de pratos estilizados com motivos da época até guirlandas e enfeites de mesa que encantam de adultos a crianças. Servidora do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), a expositora Maria de Fátima da Silva optou pela criativade aliada à sustentabilidade com as guirlandas e ímãs de árvore de Natal produzidos a partir de garrafas pets e meias finas. “O artesanato faz parte da minha vida e participar da feira tem sido um incentivo a mais”, argumentou.

Para a visitante da feira, Akemi Nonaka a variedade de produtos é grande nesta edição. “Só não sai com um presente daqui quem não quiser”, brinca. Ela que veio acompanhada da filha e da mãe espera visitar o local com mais calma nos próximos dias e assim escolher as lembranças para toda a família.

A feira conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Funesp (Fundação Municipal de Esporte) e Banco BMG. O público visitante terá ainda diversas atrações musicais, sempre a partir das 19 horas.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados