O presidente da Fiems também divulgou a ampliação do Programa para mais bairros das regiões urbanas do Imbirussu e Segredo

Durante a cerimônia de anúncio da ampliação do Ação Fiems Campo Grande para mais bairros das regiões urbanas do Imbirussu e Segredo, realizada nesta quarta-feira (29/08) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco com a presença de mais de 2 mil pessoas, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, informou que para 2013 o Programa tem como meta o oferecimento de 14 mil vagas. “Com o apoio da classe política, será possível ampliar o número de vagas, bem como a abertura de novas frentes do Programa na cidade”, completou.
 
Ele destaca ainda que, com a ampliação da quantidade de vagas oferecidas nos cursos gratuitos do Sesi e Senai, o Ação Fiems poderá iniciar o projeto de requalificação da mão de obra já capacitada. “Esse será o nosso desafio para 2013, contribuindo para gerar mais empregos e melhorar ainda mais a renda dos trabalhadores. Dessa forma vamos ajudar a reduzir o gargalo da falta de mão de obra qualificada na Capital”, projetou.
 
Segundo Sérgio Longen, com a ampliação, o Ação Fiems Campo Grande estará presente em mais 58 bairros, totalizando 135 bairros distribuídos pelas regiões urbanas do Segredo, Prosa, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa e Imbirussu, que juntos contam com mais de 344,7 mil moradores. “Na prática, o Programa consolida um modelo inédito de qualificação profissional do Senai e Sesi no País na medida em que leva até os bairros da Capital os cursos profissionalizantes do Senai e de inclusão digital do Sesi, todos gratuitos, em parceria com as associações de moradores”, reforçou.
 
Lançado em março do ano passado, o Programa disponibiliza 18 cursos gratuitos do Senai e 2 cursos gratuitos do Sesi, formando no primeiro ano 1.720 moradores e previsão de capacitar neste ano 5.617 pessoas. Nesta ampliação, as equipes do Sesi e Senai vão montar cursos nas associações de moradores dos bairros Vila Nasser, José Abrão, Zé Pereira, Santo Amaro, Vila Popular, Jardim Imá e Santo Antônio, beneficiando ao todo moradores de 58 bairros.
 
Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Antonio, Miguel Gileno, a falta de uma sede própria para a entidade não vai impedir que a Fiems inicie os cursos gratuitos do Sesi e Senai. “Estamos negociando com a Igreja Católica do Bairro para montar os cursos no salão paroquial”, garantiu. Já a presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Imá, Quitéria Siqueira, reforça que o Ação Fiems vai ajudar a reduzir o desemprego na região. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Amaro, Oscar Mohr, completou que o Programa dará oportunidade para muitos moradores da região. “Estamos contribuindo para realizar os sonhos de muitos moradores”, pontuou.
 
Certificados
 
No âmbito do Programa Ação Fiems Campo Grande, foram entregues os certificados para mais 411 concluintes dos cursos de pedreiro de alvenaria, costureiro industrial, eletricista de instalações prediais de baixa tensão, instalador de linhas e equipamentos telecomunicações, aplicador de revestimento cerâmico, mecânico de motor de automóvel, mecânico de manutenção de motocicletas e de informática básica. Esses cursos foram oferecidos nos bairros Novos Estados, Santa Emília, Coophavilla II, Nova Campo Grande, Nova Lima, Moreninha II, Noroeste, Jardim Aeroporto, Aero Rancho II, III e IV.
 
O coordenador do Programa, Artur Quintella, acrescentou que no caso do Sesi os cursos foram concluídos no mês de julho, enquanto os do Senai foram encerrados nos meses de julho e agosto. “O que vale ressaltar é que o Ação Fiems continua em ritmo acelerado, no sentido de realização de novas turmas, andamento e conclusão. Continuamos formando profissionais para atender as nossas indústrias”, disse, completando que desde o início do ano já foram formados 1.089 moradores em diversos cursos do Sesi e Senai.
 
Para os formandos, a entrega dos certificados de conclusão dos cursos do Sesi e Senai abrem novas portas no competitivo mercado de trabalho de Campo Grande. Esse é o caso do jardineiro Glaucio Cristian Bueno da Silva, 36 anos, concluinte do curso de aplicador de revestimento cerâmico, realizado no Bairro Coophavila II. “Antes tinha apenas a opção de trabalhar como jardineiro, e agora também posso ter mais uma essa área. Quero continuar aprendendo e fazer cursos para me especializar”, declarou.
 
Ana Paula Fernandes, 27 anos, concluinte do curso de costura industrial, realizado no Bairro Moreninha II, está satisfeita com a sua nova formação profissional. “Eu já tenho um maquinário e pretendo abrir uma confecção. O Senai abre muitas portas e oportunidades, pois o olhar de quem emprega muda quando você apresenta uma boa capacitação”, afirmou. Já a assistente administrativa Lucila Lopes Perdoncini, 44 anos, concluinte do curso de informática básica do Sesi, realizado no Bairro Serradinho, afirmou que entrou no curso para se atualizar. “Adquirimos conhecimentos que a gente pode utilizar no dia a dia, e principalmente no trabalho”, falou.