Fechamento de UTI neonatal pode causar colapso na saúde pública e particular
No site da Secretaria de Atenção à Saúde (Datasus) consta que em Campo Grande existem 16 leitos de neonatologia, sendo que seis são para SUS e os outros 10 para não SUS. Por falta de contrapartida de planos de saúde 8 podem ser fechados na rede particular.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No site da Secretaria de Atenção à Saúde (Datasus) consta que em Campo Grande existem 16 leitos de neonatologia, sendo que seis são para SUS e os outros 10 para não SUS. Por falta de contrapartida de planos de saúde 8 podem ser fechados na rede particular.
A partir do próximo dia 15, quinta-feira da semana que vem, a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI) do Hospital EL Kadri pode ser fechada e os pacientes recém-nascidos prematuramente podem ficar sem vaga, tanto na rede pública quanto na particular. A ameaça de fechamento é porque a contrapartida dos planos de saúde é muito pequena em relação ao custo para manter um setor desses.
A UTI neonatal do hospital particular EL Kadri funciona há cinco anos com oito leitos ativados. Lá são atendidos pacientes de planos de saúde e particular, mas quando a rede do Sistema Único de Saúde está lotada, o poder público aluga vaga nesse hospital.
De acordo com a diretoria, o hospital tem um custo muito alto para manter a UTI neonatal, mas recebe pouco demais dos planos de saúde para manter o funcionamento, ou seja, o EL Kadri está bancando a maior parte dos gastos. “Se ao menos os planos dessem uma contrapartida que desse para empatar, mas ao invés disso o hospital está bancando esse setor para os planos de saúde”, diz a neonatologista Maria Claudia Rosseti.
Conforme a médica, muitas vezes o SUS compra vaga na UTI do El Kadri. Isso revela que a rede pública não está comportando a demanda existente. Com o fechamento da unidade no hospital particular, a rede pública terá que absorver boa parte desses pacientes.
A direção do hospital revela que teve um encontro com representantes dos planos de saúde para pedir maior respaldo financeiro para manter a UTI neonatal. De lá foi dado um prazo de 60 dias para que se manifestem, ou seja, até o próximo dia 15.
A médica Maria Claudia explica que de zero a 28 dias é o período considerado neonatal e a maioria dos internados são bebês prematuros. O fato de praticamente todos os leitos estarem ocupados é porque aumentou a incidência de recém-nascidos que precisam de cuidados especiais.
Antigamente quando tinha problema ou salvavam a mãe ou o bebê. Hoje, com essas novas tecnologias é possível salvar os dois, mas para isso precisa de vaga nas UTI´s neonatais”, explica a médica neonatologista. Ainda conforme ela, aumentou o número de gravidezes de risco como no caso das mulheres que estão tendo filho cada vez mais velhas e ainda as mães muito jovens. Além disso, antigamente muito bebê ficava na espera por vaga especial o que piorava seu estado de saúde.
Uma das mães que aguardam os filhos receberam alta da UTI neonatal no EL Kadri é Quitéria Lima de Freitas, 32 anos. Ela mora em Ponta Porã e teve que se mudar para Campo Grande por conta da gravidez de trigêmeos. A servidora pública tem plano de saúde da Cassems e precisou de vaga para os três filhos no EL Kadri. Um deles já recebeu já está no quarto com ela e os outros dois devem receber alta só na semana que vem.
“Eu não sabia que a UTI corre o risco de fechar. É uma notícia muito difícil porque eu tive a sorte de vaga pros meus filhos, mas se realmente fechar outras mães e bebês podem não ter a mesma sorte”, diz Quitéria.
No site da Secretaria de Atenção à Saúde (Datasus) consta, conforme o relatório mais atualizada na data de 29 de outubro desse ano, que em Campo Grande existem 16 leitos de neonatologia, sendo que seis são para SUS e os outros 10 para não SUS (convênios, particular). Só no EL Kadri são oito.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.