Farmácias populares de Campo Grande já disponibilizam remédio para asma

São três os medicamentos que vão integrar a lista– brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

São três os medicamentos que vão integrar a lista– brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.

Drogarias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular em Mato Grosso do Sul começam a partir desta segunda-feira (4) a distribuir gratuitamente remédios contra a asma. Os estabelecimentos já distribuem mais de 100 tipos de remédios e até fraldas geriátricas para a população.

O farmacêutico Fernando Arcure, que é gerente em uma farmácia que integra o programa, aprova o projeto e disse que a procura é grande na drogaria. “Muitas pessoas conhecem o programa. Vem gente de todas as classes sociais buscar medicamentos. Os idosos são os que mais procuram, quando é época de recebimento o caixa diferenciado para o programa forma fila”, conta.

São três os medicamentos que vão integrar a lista– brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Os remédios vão estar disponíveis em mais de 20 mil estabelecimentos em todo o país. Em Mato Grosso do Sul são cerca de 100 farmácias credenciadas. Confira a lista aqui

Arcure explica que para retirar os remédios, é preciso apresentar um documento com foto, o CPF e a receita médica dentro do prazo de validade (120 dias). O profissional ainda alerta que somente o beneficiário pode pegar o medicamento. Vale tanto receita de médico particular, como conveniado e do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o Ministério da Saúde, a decisão de disponibilizar gratuitamente os medicamentos tem o objetivo de atender, prioritariamente, crianças com até seis anos, já que a asma está entre as principais causas de internação nessa faixa etária.

Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com essa idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.

Ainda segundo o ministério, a incorporação dos medicamentos deverá ampliar o orçamento atual do Programa Saúde Não Tem Preço em R$ 30 milhões ao ano. Atualmente, o Farmácia Popular atende a 200 mil pessoas que buscam remédios para a asma, mas a previsão é que a gratuidade beneficie até 800 mil pacientes por ano.

Confira os medicamentos disponibilizados nas unidades da Rede Própria do Programa Farmácia Popular

Confira os medicamentos disponibilizados para venda nas drogarias e farmácias credenciadas no Aqui Tem Farmácia Popular 

Conteúdos relacionados