Na manhã desta sexta-feira (20), foram despejadas famílias que ocupavam ilegalmente barracos em terrenos da prefeitura, localizados na rua Emiliana Arruda de Aráujo, no bairro Dom Antônio Barbosa, local conhecido como Cidade de Deus.

De acordo com a assessoria da prefeitura, foram enviados nove mandados de despejo, através da decisão do juiz Ricardo Galbiati, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Campo Grande. Porém, apenas três barracos estavam ocupados.

Oficiais da Justiça compareceram e entregaram a determinação de reintegração de posse do terreno às famílias, que serão encaminhadas pela prefeitura ao Cetremi (Centro de Triagem e Apoio ao Migrante). Elas têm o prazo de sete dias úteis para permanecer no órgão.

Para zelar pela segurança do local, a operação foi acompanhada por policias da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais). Segundo o aspirante Ronaldo Moreira de Araujo, a situação está controlada e até o momento não houve nenhum tumulto. “Estamos aqui desde às 6h e nenhuma família se negou a sair”, disse.

Apesar de saber que estava ilegalmente no terreno, o líder da comunidade, Welington da Silva, 24 anos, alega que não tem para aonde ir com a esposa e a filha, de seis meses. “Viver de aluguel é muito caro, não temos condições”, justificou.

O líder diz que luta por uma casa própria e tem cadastro na Emha (Empresa Municipal de Habitação), mas lamenta a burocracia que existe para ser contemplado. “Me inscrevi há dois anos e até agora não fui chamado”, conta.