Com investimento de R$ 6,2 bilhões e receita estimada de US$ 1 bilhão por ano, a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, a Eldorado, será inaugura na próxima quarta-feira (12), em Mato Grosso do Sul. Por conta do evento, a sessão da Assembleia Legislativa daquela data será transferida para .

Líder do PMDB na Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Rocha lembrou que a futura fábrica proporcionou a criação de 9 mil empregos durante a fase de construção. “A Eldorado vai incrementar em 0,6% o PIB [Produto Interno Bruto] nacional”, afirmou.

Com o início das atividades, a indústria poderá responder por até 30 mil empregos diretos e indiretos.

Segundo Eduardo Rocha, a fábrica já adquiriu 400 vagões de trem para escoar a produção até o Porto de Santos, no Estado de São Paulo. A indústria terá capacidade para produzir 1,5 milhão de tonelada por ano de celulose branqueada. O destino da produção é a exportação para os mercados produtores de papel localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Vice-líder do governo na Assembleia, Marcio Fernandes (PTdoB), em aparte, destacou que o investimento foi possível graças aos incentivos do Estado e aos empresários que ajudam a diversificar a economia de Mato Grosso do Sul.

Situada no Km 231 da BR-158, a unidade industrial é beneficiada pela logística única de Três Lagoas para recebimento de matéria prima e escoamento da produção. O transporte é favorecido pela presença de rodovias, ferrovias e a hidrovia Tietê-Paraná.