O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) está entre os parlamentares que apóia a internação compulsória de crianças e adultos usuários de crack. O deputado sul-mato-grossense garante que a medida é constitucional e importante na garantia à vida destes dependentes químicos.

Membro titular da Comissão Especial da Casa destinada a promover políticas públicas nacionais de combate, prevenção e recuperação dos efeitos do crack, Fabio sustenta que a ação tem base no artigo primeiro da Constituição, que estabelece como um dos objetivos da República promover a dignidade da pessoa humana, e no artigo 146 do Código Penal, segundo o qual a coação exercida para evitar uma ilegalidade não é .

Recentemente, em debate sobre o tema na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, o deputado sul-mato-grossense fez um relato jurídico sobre o tema, e um convite à reflexão: “Liberdade de quem? Não há liberdade de dependente (químico), pois o dependente é escravo da , e não existe escravidão livre. Portanto, a liberdade, que supostamente está sendo sacrificada, é apenas um instrumento necessário para a preservação da vida”.

(Com informações da assessoria)