O primeiro Congresso contra as drogas em Porto Murtinho contou com a presença dos deputados federal Fábio Trad e do estadual Rinaldo Modesto, que presentearam Porto Murtinho com uma palestra, feita a quatro mãos, sobre a descriminalização das drogas.

O evento promovido pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, por meio de sua Secretaria de Assistência Social teve a presença de aproximadamente 600 pessoas na plateia, entre estudantes, professores e trabalhadores da saúde.

O Nelson Cintra salientou a importância dos projetos sociais, promovidos pela prefeitura: “Nós desenvolvemos vários projetos sociais que visam tirar as crianças do ócio e dar uma ocupação a elas. Esses projetos têm dado um significativo resultado para o município, sem eles, nossos jovens poderiam estar em situações vulneráveis ou envolvidos com a drogas”, salienta.

O deputado federal Fábio Trad ratificou a fala do prefeito e acrescentou sua experiência, em ver e ouvir o Coral da Meninas Cantoras em Brasília, em uma homenagem ao saudoso Nelson Trad. “São projetos como esses criados pelo prefeito Nelson Cintra e sua equipe que devem ser copiados Brasil afora. Quem estava em Brasília e viu o coral fazendo a homenagem ao meu pai, ficou encantado e perguntando de onde eram. E muitos convites para apresentações em outros estados podem surgir. É um projeto de suma importância para retirar nossos jovens das ruas e dar uma oportunidade para eles”, frisa. O deputado federal fez uma palestra falando sobre a descriminalização das drogas e dos seus trabalhos em brasilia para o combate as drogas.

Já o deputado estadual, professor Rinaldo Modesto, acrescentou o Desafio dos Touros em seu discurso, lembrando que o projeto ganhou projeção no jogo da eliminatória da copa de 2010 em que o Brasil empatou com a Venezuela, no Morenão, em outubro de 2009.

Ainda durante o congresso, o endocrinologista Airton Burdulis, e o pastor Anderson Borges trouxeram experiências e apresentações que revelam o lado obscuro das drogas, as várias formas de dependências e o trauma que causa em usuários e familiares.

Os projetos sociais da prefeitura de Porto Murtinho são reconhecidos nacionalmente pelos esforços que a administração pública faz em manter as crianças fora do ócio e do contato com as drogas.