Exposição “Para Todos” mostra os avanços na inclusão da pessoa portadora de deficiência

De forma lúdica e educativa, acontece em Campo Grande a exposição “Para Todos” – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil. Com o apoio do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), a mostra, aberta no dia 4, ficará até 22 de setembro no shopping Norte […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

De forma lúdica e educativa, acontece em Campo Grande a exposição “Para Todos” – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil. Com o apoio do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), a mostra, aberta no dia 4, ficará até 22 de setembro no shopping Norte Sul Plaza.

Concebida a partir do desenho universal e com todos os recursos de acessibilidade, a exposição “Para Todos” permite a todas as pessoas, sem exceção, o acesso às informações. Por meio de uma linha do tempo, os visitantes fazem um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos.

O diretor geral da Setas, Álvaro Cardoso de Ávila, afirmou que o governo do Estado realizou esforços no sentido de trazer para Campo Grande a exposição. “Essa mostra trouxe uma lição importante para todos nós, pois tivemos que adequar o espaço e pensar na inclusão e no bem-estar das pessoas portadoras de deficiência. O preconceito existe. Então, através de evento como este, temos que mudar a cabeça das pessoas porque não adianta ter acessibilidade se o pensamento ainda é preconceituoso”.

De forma lúdica e educativa a exposição mostra como as pessoas com deficiência se organizaram e saíram do anonimato ao qual foram relegadas por séculos, de que forma elas reivindicaram espaço e deslocaram a luta pelos seus direitos do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos.

Roberto Pedro Cavalcante, deficiente visual, disse que é preciso que as pessoas conheçam os avanços na área. “As pessoas precisam conhecer nossa história para saber quando começou a luta da pessoa portadora de deficiência. Essa exposição é importante para que toda a população conheça o processo de inclusão e veja que é uma construção que vem sendo conquistada ao longo dos anos”, afirmou Roberto.

Pela primeira vez a mostra está sendo exposta dentro de um shopping center com um público variado. O espaço, conteúdo, ação educativa e informação da mostra estão ao alcance de todos os indivíduos, são perceptíveis a todas as formas de comunicação, permitindo a autonomia dos visitantes. Assim, o conteúdo pode ser usufruído independente da condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação dos visitantes por meio de placas e catálogo em braile, recurso de audioguia e audiodescrição, piso tátil e informações em Libras (vídeo).

Esteve presente na abertura Roberto Jhon Gonçalves da Silva, representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, que abordou os direitos da pessoa portadora de deficiência e disse que muitas ações estão sendo feitas para resguardar esse direito. “A lei assegura o direito dessas pessoas. Então temos que reconhecer que elas têm capacidade com igualdade de oportunidade. Temos que deixar para trás essa visão equivocada e superar as barreiras do preconceito. Roberto citou o Programa do governo federal Viver Sem Limites que inclui uma verba específica para projetos relacionados à Tecnologia Assistiva. “É um progresso na caminhada da inclusão e temos que executar de forma responsável para atingir os objetivos propostos”, destacou.

A exposição itinerante já passou por quatro capitais – Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a curadora, Maria José Coelho, a expectativa em Campo Grande é trazer um público diferente para conhecer a história e os progressos das pessoas portadoras de deficiência. “Por estar exposta em um shopping a expectativa é que esse público interaja de forma diferente e perceba o quanto é importante a inclusão”.

A Setas convida toda a população a conhecer a Mostra “Para Todos – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil”, que é parte do movimento nacional de inclusão, que prossegue até 22 de setembro, das 10h às 22 horas, nas Lojas 23/24 Norte Sul Plaza. O shopping fica na avenida Ernesto Geisel, 2.300 – V. Jockey Clube.

Conteúdos relacionados