Foi inaugurada nesta quarta-feira (21) a exposição Jovem Senador 2012, com fotos, biografias, expectativas de cada participante para o futuro e trechos das redações dos 27 vencedores do Concurso de Redação realizado pela Casa. O tema foi “Meu município, meu Brasil”. Como parte da premiação, os jovens passaram os últimos três dias em Brasília, exercendo um mandato simulado.

Na abertura da exposição, o senador Paulo Davim (PV-RN), presidente da comissão do projeto Jovem Senador, declamou o Soneto de Juventude, do poeta baiano Dairi José Antônio Duarte, e disse que “o importante é a essência, uma vez que a juventude é circunstancial”. Para o senador, os jovens são a “força transformadora” capaz de modificar a sociedade, construir e corrigir injustiças.

– Vocês serão os vetores de transformação social, pelo que vocês são capazes de fazer. Eu tenho absoluta certeza de que a passagem dos jovens senadores pelo Senado Federal foi uma centelha suficiente para acender a chama votiva de esperança que vai transformar cada um num observador atento das cenas do cotidiano – afirmou, dirigindo-se aos 27 participantes do programa.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o conteúdo das redações e distribuiu exemplares da obra Uma História Feliz – A renda básica da cidadania, de Ziraldo. Suplicy afirmou que a renda básica é um direito de toda e qualquer pessoa, independentemente de origem, raça, sexo, idade, condição civil ou sócioeconômica. O senador se colocou à disposição dos jovens para dar mais explicações sobre o tema e sobre o trabalho dos parlamentares.

– Bem representar o povo é expressar o sentimento da população nos seus momentos de angústia, de felicidade, de tristeza e de alegria – resumiu.

Os jovens receberam ainda as boas-vindas e os elogios da secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, da diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, e do diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fernando Cesar Mesquita.

A exposição, montada na Senado Galeria, no corredor que liga o Palácio do Congresso ao Anexo I do Senado, poderá ser vista até o dia 21 de dezembro. A mostra também convida os jovens para participar do concurso de redação de 2013, que já tem um tema: “Buscar voz para ter vez: Cidadania, democracia e participação”. As informações sobre o programa Jovem Senador estão disponíveis no site www.senado.leg.br/jovemsenador.