Pelo menos 21 pessoas foram mortas neste domingo em um ataque do Exército sírio a uma zona rural da província de Hama, no centro do país, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

“É provável que o número de vítimas desta operação militar no bairro de Al-Fan aumente, já que várias pessoas estão desaparecidas e alguns feridos estão em estado crítico”, indicou.

O OSDH não indicou no momento se os mortos são civis ou rebeldes. “Mas os 21 mortos são todos homens”, afirmou o presidente do OSDH, Rami Abdel Rahman.

A agência de notícias oficial Sana indicou que todos eram membros de um “grupo terrorista armado que estava prestes a atacar cidadãos e as forças de segurança”. Todos foram mortos pelo Exército, que também apreendeu suas armas, acrescentou a Sana.

Nas imagens postadas no YouTube, filmadas na região de Al-Fan, segundo os militantes, é possível ver corpos alinhados no chão envoltos em panos brancos e mulheres chorando sobre os cadáveres. A província de Hama está entre os redutos da rebelião contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

A guerra na Síria deixou mais de 26.000 mortos em cerca de 18 meses, segundo o OSDH, e forçou o êxodo de centenas de milhares de pessoas.