Após 22 anos longe das urnas, o ex-deputado federal constituinte Gandi Jamil (PMDB) anunciou, neste sábado (21), sua pré-candidatura a prefeito de Ponta Porã, cidade distante 346 quilômetros de Campo Grande.

Apesar de ter apoiado a reeleição de Flávio Kayatt (PSDB) em 2008, o PMDB sinaliza que pretende ir para a oposição na cidade fronteiriça. Nesta semana, a aliança com o pré-candidato a prefeito Álvaro Soares (PR) foi dada como certa. Contudo, a legenda cogita agora partir para disputa com candidato próprio.

Por outro lado, o prefeito Flávio Kayatt trabalha para viabilizar a pré-candidatura a prefeito do ex-secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Ponta Porã, Helio Peluffo Filho (PSDB).

Gandi Jamil comenta que decidiu voltar a enfrentar as urnas depois de orientação de amigos. “Como cidadão de Ponta Porã tenho o desejo de contribuir com a cidade”, afirmou. O ex-parlamentar também já exerceu mandato de deputado estadual e presidiu a Assembleia Legislativa.

A última eleição do ex-deputado federal constituinte foi para governador em 1990. Gandi Jamil acabou derrotado por Pedro Pedrossian. “Retorno depois de 22 anos para reconstruir Ponta Porã”, reiterou.

Cauteloso, Jamil afirmou que ainda não discutiu alianças com partidos políticos e que buscará apoio de outras legendas após seu nome ser oficializado como pré-candidato a prefeito pelo PMDB.