Evo Morales revela que lhe pagou um cordeiro para pular de ano na escola
O presidente boliviano, Evo Morales, revelou nesta quinta-feira que seu pai teve de pagar um cordeiro a seus professores para que o filho pulasse de ano na escola, pois havia perdido um ano pastoreando lhamas como castigo pelas notas ruins obtidas na sexta série. Em um evento na região de Chuquisaca, o governante boliviano confessou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente boliviano, Evo Morales, revelou nesta quinta-feira que seu pai teve de pagar um cordeiro a seus professores para que o filho pulasse de ano na escola, pois havia perdido um ano pastoreando lhamas como castigo pelas notas ruins obtidas na sexta série.
Em um evento na região de Chuquisaca, o governante boliviano confessou que, em 1970, quanto tinha 11 anos, seu pai o retirou da escola pelas más notas do filho na sexta série e, como castigo, obrigou-o a cuidar de lhamas durante um ano.
“No ano seguinte, meu pai me disse: ‘Evito, você precisa voltar para a escola’. Eu me opus: ‘Meus companheiros vão estar na oitava série e eu na sétima. Não’. Resisti, chorei, ‘não vou à escola, não sirvo para estudar, só sirvo para as lhamas, então fico com as lhamas’. Briguei com meu pai”, contou o líder.
No entanto, segundo o relato, numa bela manhã, Morales viu o pai sair de sua comunidade, Isallavi, com um cordeiro nas costas rumo ao povoado de Orinoca, ambas as localidades na região andina de Oruro.
“De tarde, ele volta e diz: ‘Evito, você vai ficar com seus colegas de qualquer forma’. Eu já estava matriculado na oitava série sem ter cursado a sétima. Custou um cordeiro para pular de ano”, declarou o atual presidente boliviano, arrancando risos e aplausos dos presentes no evento.
Evo Morales disse em seguida que acabou se tornando o melhor aluno da turma, algo que, em sua opinião, foi fruto do “sofrimento” que passou pelo castigo de seu pai.
“Acho importante o tema do sofrimento. Depois de um ano inteiro caminhando atrás das lhamas, pensei que, para não continuar caminhando atrás das lhamas, é preciso estudar”, ressaltou o líder.
Morales fez estudos secundários na cidade de Oruro, onde trabalhou como padeiro, pedreiro e trompetista, mas não tem estudos universitários, embora tenha recebido o título de Doutor Honoris Causa em várias universidades do mundo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CNJ adia decisão sobre desembargador de MS investigado por dar ‘brecha’ para fuga de chefão do PCC
Desembargador é citado em operação contra venda de sentenças
Levantamento da Conab revela aumento de 35,3% na produção de grãos em MS
Enquanto área plantada cresceu apenas 3% em relação à safra anterior, a produtividade teve incremento de 31,2% e a produção de 35,3%
Uma semana após medicamentos serem reabastecidos, fila continua grande no CEM
Pacientes afirmam que ficam até 3 horas em fila para retirar medicamentos
Luana Piovani revela aos seguidores que vai raspar o cabelo: “última lavadinha”
Piovani contou aos seguidores que estava lavando o cabelo pela última vez, antes de raspá-lo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.