Evo Morales critica ausência de Hillary Clinton em Assembleia da OEA, em junho
O presidente da Bolívia, Evo Morales, atribuiu a anunciada ausência da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, da Assembleia da Organização dos Estados Americanos, em Cochabamba, ao episódio “que nunca poderão esquecer” da expulsão de seu embaixador do país. Para o mandatário, os Estados Unidos “não podem aguentar que um país considerado pequeno e com […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Bolívia, Evo Morales, atribuiu a anunciada ausência da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, da Assembleia da Organização dos Estados Americanos, em Cochabamba, ao episódio “que nunca poderão esquecer” da expulsão de seu embaixador do país.
Para o mandatário, os Estados Unidos “não podem aguentar que um país considerado pequeno e com seu presidente índio expulse seu embaixador”. Ele explicou que o episódio aconteceu em prol da “dignidade de todos os bolivianos e bolivianas. Isso nunca vão esquecer”.
Morales também declarou que está convencido de que os Estados Unidos não poderão fazer um “bloqueio econômico” à Bolívia. As críticas foram feitas durante o início dos festejos do aniversário cívico do estado de Chuquisaca.
Ontem, La Paz divulgou uma versão de que a delegação norte-americana para a assembleia, que acontece 3 e 5 de junho, seria liderada pela secretária adjunta, Roberta Jacobson, porque Hillary “tem muitas tarefas pendentes” em seu país.
Bolívia e Estados Unidos têm suas relações diplomáticas limitadas à presença de um encarregado de negócios desde 2008 quando os dois países expulsaram os respectivos embaixadores Philip Goldberg, em La Paz, e Gustavo Guzmán, em Washington.
Segundo anúncios preliminares, as posições se manterão distantes durante a próxima assembleia da OEA. Isso porque, de acordo com o representante boliviano desta organização, Diego Pari, os Estados Unidos não concordam com a proposta de que na Declaração de Cochabamba se proclame o acesso à água como direito humano.
A Bolívia, como país anfitrião, planejou “Segurança Alimentar com Soberania nas Américas” como tema central do encontro.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.