Evento na UEMS discute potencialidades do turismo regional em MS

Na manhã desta segunda-feira a UEMS deu inicio ao encontro da IEESTUR, organização que atua na incubação de empreendimentos econômicos solidários na cadeia produtiva do Turismo nas regiões de Bonito e Serra da Bodoquena e do Pantanal. O IEESTUR é uma realização conjunta entre quatro universidades de MS: UEMS, UFGD, UFMS e UCDB. De acordo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Na manhã desta segunda-feira a UEMS deu inicio ao encontro da IEESTUR, organização que atua na incubação de empreendimentos econômicos solidários na cadeia produtiva do Turismo nas regiões de Bonito e Serra da Bodoquena e do Pantanal. O IEESTUR é uma realização conjunta entre quatro universidades de MS: UEMS, UFGD, UFMS e UCDB.
De acordo com o reitor da UEMS, Fábio Edir, garantir o acesso da população aos avanços do desenvolvimento econômico estadual tem sido uma das missões encampadas pelas Universidades envolvidas no IEESTUR. “O envolvimento dos diferentes atores no processo de desenvolvimento nem sempre acontece da maneira mais justa, mas as nossas universidades e o Governo do Estado têm o compromisso de mudar essa realidade, e mudar para melhor”, disse Fábio Edir, complementando ainda que o caminho para que as mudanças necessárias sejam realizadas se dá por meio das parcerias entre instituições que tenham interesse e capacidade de interferir na realidade social de MS. O reitor da UFGD, Damião Duque da Farias, também compareceu na abertura do evento e destacou a importância de incluir as comunidades que estão no entorno da geração de renda produzida pelos bens advindos o turismo.
Ainda pela manhã, o IEESTUR contou com uma palestra sobre desenvolvimento local e os usos e possibilidades do Turismo em municípios do Centro-Oeste, ministrada pelo representante da Universidade de Brasília (UNB), Fernando Luiz Araújo Sobrinho. Para o palestrante, o desenvolvimento do Turismo beneficia diversas esferas da sociedade a não só aquelas diretamente vinculadas ao Turismo, como rede hoteleira, por exemplo. Dessa forma, Fernando Luiz defende que investir nessa área é investir no desenvolvimento regional como um todo.
Amanhã, no segundo dia do evento, haverá uma palestra sobre sustentabilidade, na perspectivo dos desafios que apresenta para o Turismo e para a Educação. O palestrante será Carlos Alberto Cioce Sampaio. Nos dois dias de evento, o IEESTUR tem contado com apresentações musicais da Casa da Cultura UEMS, através da participação do Coral Arte e Cidadania e do Grupo de Canto da UEMS.

Conteúdos relacionados