Evento na Praça do Rádio celebra o Dia Nacional do Surdo

Atualmente, de acordo com o CAS – Centro de Apoio às Pessoas com Surdez, existem em Campo Grande cerca de cinco mil pessoas com deficiência auditiva. Nesta quarta-feira, 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo. Para marcar a data, acontece hoje, na Praça do Rádio Clube, a “II Mostra Cultural: Respeito às […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Atualmente, de acordo com o CAS – Centro de Apoio às Pessoas com Surdez, existem em Campo Grande cerca de cinco mil pessoas com deficiência auditiva. Nesta quarta-feira, 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo. Para marcar a data, acontece hoje, na Praça do Rádio Clube, a “II Mostra Cultural: Respeito às Línguas de Sinais e à Cultura Surda”. O evento, realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem programada apresentação cultural, além de exposição de materiais confeccionados por pessoas surdas.

Para a coordenadora do CAS, Suliane Kely Aguirre, o movimento anual pretende despertar a sociedade para a importância da comunicação com esse grupo de pessoas. “Com o movimento, queremos divulgar a linguagem de libras para a sociedade. Difundir essa modalidade que facilita em muito a vida de quem tem surdez e, com isso, encontra maior dificuldade para se comunicar no dia a dia”, explica Suliane.

Quem tiver interesse em comparecer ao evento, as apresentações, assim como a exposição, acontecem até as 17 horas. O evento é uma promoção da Semed, por meio da Divisão de Educação Especial, em parceria com o Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), CAS e Detran.

Garantia do atendimento

Segundo a Semed, a Rede Municipal de Ensino (Reme) tem hoje 102 alunos surdos matriculados. Para garantir uma educação eficiente e de qualidade, a rede possui cerca de 50 profissionais intérpretes que fazem o atendimento a essa parcela de estudantes especiais. “Além das salas de recursos específicos que existem nas escolas polos, esses alunos têm aulas no contraturno com profissionais capacitados”, explica uma das técnicas da Divisão de Educação Especial, Karine Albuquerque.

Além disso, Karine ressalta que a Semed oferece na Escola Municipal Arlindo Lima, localizada no centro, o curso de Libras, que atende não apenas profissionais da educação da rede, mas também a comunidade que tem interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais. “Quem quiser pode procurar o curso e aprender libras”, afirma. Por semestre, 300 alunos participam do curso, que hoje possui 14 turmas em andamento.

 

Conteúdos relacionados