Europeus preparam resposta “mais contundente” à crise, dizem EUA
Os líderes europeus estão trabalhando em uma resposta à crise econômica “mais contundente” que o previsto inicialmente, que esperam divulgar na cúpula que realizarão em Bruxelas no final de junho, declarou nesta terça-feira um alto funcionário do governo americano. “O marco que estão construindo, como nos descreveram, equivale a uma resposta mais contundente da que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os líderes europeus estão trabalhando em uma resposta à crise econômica “mais contundente” que o previsto inicialmente, que esperam divulgar na cúpula que realizarão em Bruxelas no final de junho, declarou nesta terça-feira um alto funcionário do governo americano.
“O marco que estão construindo, como nos descreveram, equivale a uma resposta mais contundente da que tinham contemplado até o momento”, explicou aos jornalistas em Los Cabos (México) o alto funcionário, sob condição de anonimato.
O presidente americano, Barack Obama, que está pressionando para conseguir um grande acordo em favor do crescimento no G20, se reuniu nesta terça-feira à margem da cúpula com os líderes europeus para abordar a crise na zona do euro e conhecer quais são os próximos passos a serem tomados para enfrentá-la.
Segundo o alto funcionário, Obama “está muito envolvido” na busca de soluções à crise europeia, principal ameaça atual para a economia global.
“Ficamos motivados pelo que ouvimos dos líderes europeus hoje e pelo amplo enfoque que estamos vendo no mundo todo sobre a necessidade de fortalecer o crescimento econômico”, destacou o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner.
A reunião com Obama teve a participação do presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, da chanceler alemã, Angela Merkel, do presidente francês, François Hollande, e dos primeiros-ministros da Itália, Mario Monti, e do Reino Unido, David Cameron, além dos presidentes do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e da Comissão Europeia – órgão executivo da União Europeia (UE), José Manuel Durão Barroso.
Segundo informaram nesta terça-feira fontes da UE, Obama se mostrou nesta segunda-feira compreensivo com a situação que atinge a zona do euro e respaldou as medidas adotadas até o momento, esperançoso de que deem resultados.
Os europeus estão focados em medidas “para que a Europa seja mais estável e para levar um pouco de calma aos mercados financeiros”, comentou o alto funcionário americano.
A Alemanha está desempenhando “um papel muito construtivo” neste processo, é um país “central” para solucionar os problemas da Europa, “mas para que isso funcione todos os Estados têm que tomar decisões difíceis”, acrescentou.
A estratégia, de acordo com os EUA, tem de focar “duas peças centrais”: o crescimento no curto prazo e algumas medidas de austeridade no longo prazo.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.