EUA acreditam que eleições na Síria “beiram o ridículo”
O Departamento de Estado americano considerou que a forma como as eleições parlamentares foram realizadas na Síria, nesta segunda-feira, em meio a ondas de violência em todo o país, “beira o ridículo”. “Não é possível manter eleições críveis em um clima no qual os direitos humanos básicos estão sendo negados aos cidadãos e o Governo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Departamento de Estado americano considerou que a forma como as eleições parlamentares foram realizadas na Síria, nesta segunda-feira, em meio a ondas de violência em todo o país, “beira o ridículo”.
“Não é possível manter eleições críveis em um clima no qual os direitos humanos básicos estão sendo negados aos cidadãos e o Governo segue assaltando seus próprios cidadãos”, disse o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Mark Toner, em entrevista coletiva.
Toner ainda acrescentou que a condução das eleições parlamentares nesse cenário “beira o ridículo”. O pleito também foi qualificado de “farsa” pela oposição síria no exílio.
Cerca de 15 milhões de sírios foram convocados a irem às urnas nesta segunda para escolher os representantes da Assembleia do Povo ou Parlamento. Essas foram as primeiras eleições pluripartidárias desde 1963, quando o partido governamental Baath chegou ao poder. Segundo as autoridades, a participação no pleito foi médio.
As eleições ocorreram segundo as reformas anunciadas pelo regime de Bashar al Assad para apaziguar a revolta iniciada em março de 2011. A ida às urnas segue as normas estabelecidas pela nova Constituição do país, aprovada em plebiscito em fevereiro e que pôs fim, em teoria, ao monopólio do partido Baath.
A votação continua até as 22h locais (16h de Brasília) e por enquanto se desenvolve em meio a um grande dispositivo de segurança e sob a supervisão, pela primeira vez, de uma Comissão Eleitoral independente.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.