Quarenta e cinco alunos da rede pública dos 26 estados e do Distrito Federal embarcarão nesta sexta-feira (6) rumo a Washington, para participar do Programa Jovens Embaixadores, que esse ano, completa dez anos. Os jovens passarão três semanas trocando experiências, aprendendo sobre o país, praticando inglês e terão a importante missão de representar o Brasil. “As minhas expectativas são as melhores possíveis. Quero aprender mais sobre o povo americano e mostrar como é o meu país. Quero aprender mais sobre trabalho voluntário, sobre perfil de liderança e colocar este aprendizado em prática em minha comunidade,” disse a  jovem embaixadora de Marataizes (ES), Alexia Duarte,18 anos.

De 7 a 28 de janeiro, os Jovens Embaixadores passarão uma semana na capital americana, Washington DC, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, o grupo será dividido e cada sub-grupo irá para um estado norte-americano (Carolina do Norte, Washington, Montana, Oklahoma e Ohio) para conviver com uma família americana que os hospedará voluntariamente. Eles também irão frequentar aulas em uma de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem estudante americano, terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento do seu de voluntariado no Brasil.

Acompanhe esta fantástica experiência relatada pelos próprios Jovens Embaixadores durante a viagem aos EUA através do blog:

http://youthambassadors2012.wordpress.com/

Imagens da viagem estarão disponíveis no endereço:

http://www.flickr.com/photos/embaixadaeua-brasil/sets/72157628697877993/

Programa Jovens Embaixadores:

O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e hoje é replicado em 25 países. Durante os 10 anos do programa, 249 estudantes da rede pública já participaram do programa. Os parceiros da Embaixada dos Estados Unidos nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, , Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Nike, IBM, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais.