Estudante de 11 anos é exemplo de superação e representa Dourados em Brasileiro de Judô
A atleta douradense Fernanda Estefany Andrade Pereira, de 11 anos, é um exemplo de superação. Com uma história de vida marcada pela tragédia de ver o pai ser assassinado e ter de enfrentar um câncer desde bebê, a aluna da Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo, no Jardim Santa Maria, vai representar Dourados em uma […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A atleta douradense Fernanda Estefany Andrade Pereira, de 11 anos, é um exemplo de superação. Com uma história de vida marcada pela tragédia de ver o pai ser assassinado e ter de enfrentar um câncer desde bebê, a aluna da Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo, no Jardim Santa Maria, vai representar Dourados em uma competição nacional de judô.
Peso ligeiro na categoria infantil sub 13, Fernanda se classificou para o Brasileiro de Judô região 5, que inclui o Centro-Oeste, e será disputado em Brasília, nos dias 21 e 22 de abril. Vão participar dessa etapa atletas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Tocantins. O campeão de cada categoria garante pontos no ranking para participar do Brasileiro final, que é o campeonato envolvendo todas as regiões e os melhores atletas do país.
História
Filha de uma família humilde do Jardim Santa Hermínia, Fernanda enfrentou uma trajetória difícil. Logo nos primeiros meses de vida, a mãe Cleunice de Andrade, 34, desconfiou que a filha tinha algum problema de saúde e a levou ao médico.
Os exames constataram que ela estava com um tumor no rim. Fernanda foi então encaminhada para tratamento em Campo Grande. Internada na Santa Casa, a menina contraiu uma pneumonia que quase a levou à morte. Com o passar do tempo, Fernanda passava alguns dias em sua casa, mas as viagens ainda eram constantes a Campo Grande, para fazer quimioterapia e terminar o tratamento. “Foram quase oito anos nessa luta”, conta a mãe da atleta.
Há cinco anos, Fernanda e o irmão mais velho viram o pai ser assassinado em frente de casa enquanto brincava com outras crianças. “Pensei que ela poderia ter uma recaída, mas ela foi muito forte e conseguiu superar mais essa dificuldade”, diz Cleonice.
Há dois anos ela conseguiu superar o câncer e voltou a estudar. Na Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo, a menina começou a freqüentar projetos que oferecem aulas de judô. Fernanda impressionou o coordenador do projeto Judoquinha, o professor Cristiano Stefanello da Silva.
Ele conta que ela ficou em 3º lugar na Copa Mac, em Maracaju. Em Dourados, foi campeã da modalidade nos jogos das escolas da Rede Municipal. Também se sagrou campeã do torneio-início do Estadual de Judô e conseguiu classificação para o Brasileiro de Judô. “Acredito no potencial da Fernanda. É uma atleta ágil, tranquila e determinada. Vamos treiná-la para que faça o melhor no Brasileiro”, afirma Cristiano.
O Secretário municipal de Educação Walteir Betoni destacou que os programas desenvolvidos nas escolas municipais têm revelado grandes talentos. “Nossa tarefa é garimpar talentos, incentivar e fazer a inclusão nos campeonatos, como tem sido com a Fernanda”, afirma.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
Últimas Notícias
Último dia para renegociar dívidas pela campanha Nome Limpo em Campo Grande
A concessionária de energia renegocia dívidas com descontos de até 80% e parcelamento em 36 vezes
Homem morre e 2 ficam feridos em colisão entre Doblò e caminhonete na BR-463 me Dourados
Acidente aconteceu próximo ao clube do laço
Aids: Brasil tem alta de casos, mas menor mortalidade desde 2013
Taxa de mortalidade é a menor dos últimos 10 anos
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de dezembro nesta sexta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 204 mil famílias recebem o Bolsa Família
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.