Esquerda vencerá o primeiro turno das legislativas francesas, diz pesquisa

A esquerda vencerá no domingo o primeiro turno das eleições legislativas francesas com 47% de apoio, assegura uma pesquisa publicada hoje. No entanto, mesmo com o apoio de seus aliados do Partido Radical de Esquerda, o PS (Partido Socialista) do presidente François Hollande não será capaz de superar os conservadores no pleito e precisará da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A esquerda vencerá no domingo o primeiro turno das eleições legislativas francesas com 47% de apoio, assegura uma pesquisa publicada hoje.

No entanto, mesmo com o apoio de seus aliados do Partido Radical de Esquerda, o PS (Partido Socialista) do presidente François Hollande não será capaz de superar os conservadores no pleito e precisará da colaboração dos ecologistas do EELV (Europe Écologie Les Verts), de acordo com a pesquisa do instituto BVA.

A previsão, publicada na edição desta quinta-feira do diário “Le Parisien”, indica que o PS, junto ao Partido Radical de Esquerda, obteria 32% dos votos, a mesma percentagem da conservadora UMP (União por um Movimento Popular).

UMP e Debout la République, juntos, alcançariam 33%, mas a esquerda – PS mais Partido Radical -, somada aos ecologistas, somaria 36,5%, chegando a 47% com a extrema esquerda de Jean-Luc Mélenchon.

A FN (Frente Nacional) da ultradireitista Marine Le Pen obteria 15,5% dos votos, uma percentagem que daria ao UMP e a seus aliados a maioria na Assembleia Nacional.

Os autores da pesquisa indicam que a incógnita no primeiro turno é saber até onde os socialistas terão de estender suas alianças para alcançarem a maioria no Parlamento.

O estudo indica ainda que, se os eleitores da esquerda não demonstrarem suficiente motivação para comparecer às urnas no domingo, os socialistas podem ser obrigados a fazer uma aliança com a Frente de Esquerda, o que complicaria o trabalho de Hollande.

Para fazer a pesquisa, o instituto BVA ouviu 1.182 franceses entre 5 e 6 de junho.

 

Conteúdos relacionados