Pular para o conteúdo
Geral

Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento da FAB completa 49 anos

O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, unidade de Forças Especiais da Aeronáutica, conhecido como PARA-SAR, completa amanhã, 14 de novembro, 49 anos de existência. Atualmente sediado na Base Aérea de Campo Grande, desempenha importante papel dentro da Força Aérea. Os integrantes da unidade são aptos e enfrentar situações de combate em terrenos hostis utilizando equipamentos e […]
Arquivo -

O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, unidade de Forças Especiais da Aeronáutica, conhecido como PARA-SAR, completa amanhã, 14 de novembro, 49 anos de existência.

Atualmente sediado na Base Aérea de , desempenha importante papel dentro da Força Aérea. Os integrantes da unidade são aptos e enfrentar situações de combate em terrenos hostis utilizando equipamentos e técnicas avançadas em montanhas, selvas, caatinga ou mar.

Durante a cerimônia, que começa amanhã às 10h 30min na Base Aérea de Campo Grande, serão entregues os certificados de conclusão do Curso de PARA-COMANDOS, que forma militares para executarem ações de Comandos, guerra irregular, operações psicológicas, operações em ambientes com características especiais como selva, montanha e pantanal, entre outras atribuições, e o Título de Pastor, que é concedido aos militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento que tenham concluído com aproveitamento todos os cursos operacionais de interesse do PARA-SAR, tornando-se assim um Paraquedista Operacional em Operações Especiais.

Histórico

Em 1963 foi criada a esquadrilha aeroterrestre de salvamento, unidade subordinada diretamente a Diretoria de Rotas e com a missão de atuar nas áreas de instrução e de salvamento e resgate em todo o território nacional.

Mais tarde, em 1973, ocorreu uma ampliação da capacidade do PARA-SAR com a criação e ativação do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento com a responsabilidade de atuar no salvamento e resgate, instrução especializada e operações especiais.

Durante 47 anos, o PARA-SAR esteve sediado na Base Aérea dos Afonsos, no , tendo atuado em missões de vulto para a história da Aeronáutica Brasileira, como no resgate do Gol 1907, ocorrido em setembro de 2006 e do Air France 447, em agosto de 2009.

No ano de 2010 o Comando-Geral de Operações Aéreas, transferiu o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento para a Base Aérea de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Recapeamento de avenidas irá custar R$ 3,20 milhões em Bataguassu

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

ufms

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

moraes

Além da proibição de entrada nos EUA, autoridades brasileiras podem ter bens confiscados

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Projeto Blossom mostra qualidade audiovisual e criativa de artistas locais no setor de moda

Política

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá sessão entre 16 a 31 de julho

Cotidiano

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Guia para moradores de Campo Grande será disponibilizado nos formatos de manual, guia e cartilha

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Atualizações dos dados epidemiológicos da dengue em Mato Grosso do Sul apontam que o estado não registrou novos óbitos pela doença nos últimos sete dias