Ex-presidente votou no final da manhã em Higienópolis (SP)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) votou no final da manhã deste domingo de eleições em um colégio do bairro Higienópolis, em São Paulo. Bem humorado e aparentando muita disposição, FHC afirmou que espera que o julgamento do Mensalão tenha “muito peso” nas eleições deste ano e evitou criticas duras à presidente Dilma Roussef (PT) por tomar parte na campanha de Fernando Haddad (PT). “Eu não fiz isso porque acho que o presidente é de todos, mas se ela fez, por convicção ou pressionada pelo partido, é da democracia”, declarou.

Aplaudido duas vezes pelo público que registrou seu voto, FHC criticou o também ex-presidente Lula, que declarou que o povo não está preocupado com o Mensalão. “Quem deveria estar preocupado é ele, que não deveria ter feito o que fez, negado”, afirmou. FHC disse não ter preferência para um segundo turno entre Celso Russomanno (PRB) ou Haddad, mas ironizou a rejeição ao seu candidato, José Serra (PSDB). “É estranha esta rejeição, já que ele é líder”, riu.

Outro número ironizado pelo cacique tucano foi o do Ibope, divulgado na noite de sábado dando empate em 26% nos todos válidos para Haddad, Russomanno e Serra. “Nunca vi isso”, afirmou. FHC foi e voltou caminhando da zona eleitoral e votou acompanhado de José Henrique Reis Lobo, Andrea Matarazzo e Floriano Pesaro, além de seguranças.