Alunos de sete escolas municipais de Corumbá contam com novo mobiliário. As carteiras foram entregues pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na manhã desta terça-feira (18) e fazem parte de uma política de valorização do espaço público utilizado para o conhecimento. Ao todo, 3.466 novos conjuntos farão parte do patrimônio das unidades Pedro Paulo de Medeiros, Djalma Sampaio Brasil, Barão do Rio Branco, Delcídio do Amaral, Cyríaco Félix de Toledo, Rachid Bardauil, Luiz Feitosa Rodrigues e Centro de Educação Infantil Estrelinha Verde.

Foram investidos R$511.301,60 com recursos do FNDE, sendo que destes, R$5.288,15 de contrapartida da Prefeitura de Corumbá. Ao todo, foram pouco mais de 3.3 mil conjuntos contendo mesas e cadeiras nos tamanhos 3, 4 e 6, de acordo com o tamanho e altura do estudante. Inclusive, mesas acessíveis para pessoas que utilizam cadeiras de rodas também foram adquiridas. Os professores foram contemplados com 154 novas mesas e cadeiras.

Alunos e diretores das escolas contempladas participaram da cerimônia de entrega no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomez. Entre eles, a pequena Laíz Amorim Moura, estudante do 5º ano da escola Djalma Sampaio Brasil. Sentada na primeira fila das carteiras montadas no evento, ela resumiu a satisfação dos alunos. “Agora temos cadeiras bonitas e confortáveis, vai ficar mais legal estudar”, comentou.

O secretário Municipal de Educação, Hélio de Lima, destacou que os novos mobiliários garantem mais conforto aos alunos. “Os móveis possuem engenharia ergonômica de acordo com o tamanho do aluno, evitando problemas ocasionados por má postura”, explicou.

O evento faz parte das celebrações dos 234 anos da cidade. O prefeito Ruiter destacou que a proposta da Educação é transformar a vida da população. “Sabemos do grande exemplo que a educação tem nos dados, de como construir uma cidade com mais qualidade, amor e carinho”, refletiu.

Programação A programação do Aniversário de Corumbá segue nesta terça-feira, às 17 horas, com a visita do prefeito Ruiter, ao lado de convidados, a região do Cravo Vermelho II e III, comunidades que estão sendo atendidas com o programa social Se Essa Rua Fosse Minha, e os conjuntos habitacionais Corumbela II, do Programa Minha Casa Minha Vida, e do PAC Casa Nova, os dois no Bairro Guatós.

Na quarta-feira (19), às 10 horas, o prefeito inaugura a quadra poliesportiva coberta, a reforma e o novo mobiliário da Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso, no Assentamento Tamarineiro I. Na parte da tarde, às 17 horas, entrega as novas instalações da Unidade Básica de Saúde da Popular Velha e, em seguida, inaugura o prédio da nova Unidade Básica de Saúde do centro da cidade, na Rua Batista das Neves, prolongamento da Joaquim Murtinho, entre as ruas Geraldino Martins de Barros (antiga Oriental). Já às 19 horas, aciona a nova iluminação cênica da Praça da República.

Na quinta-feira (20), a partir das 17 horas, o prefeito entre o novo sistema do Pronto Socorro, a Classificação de Risco; assina a ordem de serviço para execução das obras da UTI Neonatal (ordem de serviço); da unidade de ressonância magnética e tomografia computadorizada, e do setor de hemodinâmica do Hospital de Corumbá. Além disso faz a entrega dos novos equipamentos do Centro de Tratamento Intensivo e do Centro Cirúrgico do Hospital, uma parceria com a mineradora Vale, além da entrega da reforma da enfermaria.

No dia 21 de setembro, data do aniversário de 234 anos, sexta-feira, a programação prevê para as 09 horas, uma missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Candelária; às 16 horas, desfile na Avenida General Rondon, seguido de um show pirotécnico, e da seresta especial dos 234 anos, Corumbaenses Cantam Corumbá, na Praça Generoso Ponce, com presenças de Marinho Azevedo, Grupo Sedução, Estação 4 e Maike Viola e Banda.

No sábado (22), a partir das 09 horas, um city tour pela cidade, com saída da Escola Municipal Clio Proença. À noite, às 19 horas, encontro de corais no Centro de Convenções. Já a partir das 21 horas, apresentações culturais com Tributo a Elvis Presley, Oficina de Dança do Pantanal e show musical, na Praça Generoso Ponce.

No dia 23, às 17 horas, Pôr-do-Som Especial de aniversário na Praça Generoso Ponce; no dia 24, às 20 horas, show gospel na Praça Generoso Ponce; no dia 25, às 10 horas, entrega da reforma da Creche Municipal Maria Benvinda, no Bairro Jardim dos Estados; no dia 27, às 10 horas, entrega da reforma da Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, Extensão do Paraguai Mirim, e às 18 horas, inauguração do novo sistema de iluminação da Avenida Rio Branco, em frente à Escola Municipal Delcídio do Amaral.