Os interessados têm até o próximo dia 25 de janeiro de 2013 para garantir vagas na Capital, Corumbá, Dourados e Três Lagoas

A Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul abre, a partir desta segunda-feira (3), o período de matrículas para o ano letivo de 2013 nas escolas de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas nas modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio, EBEP (Educação Básica Articulada com a Educação Profissional) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ao todo, as escolas oferecem 3.803 vagas para o próximo ano letivo e os interessados têm até o dia 25 de janeiro de 2013 para garantir vagas.

Segundo a gerente de educação e cultura do Sesi, Simone Figueiredo Cruz, a finalidade da Rede é promover a educação integral do aluno com vistas ao desenvolvimento das suas potencialidades. “Dessa forma, preparamos o aluno para atuar na sociedade, com capacidade de colaborar para a melhoria da qualidade de vida coletiva, pois uma boa formação resulta em boas oportunidades”, disse.

Ela explica ainda que as 3.803 vagas abertas para o ano letivo de 2013 foram distribuídas de acordo com a demanda apresentada em cada região. “Na Capital, por exemplo, vamos trabalhar apenas com o Ensino Fundamental, enquanto em Corumbá oferecemos Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EBEP e EJA, que do mesmo modo também são disponibilizados em Dourados e Três Lagoas”, detalhou.

Simone Cruz destaca também alguns diferenciais que serão oferecidos em 2013, como o novo componente curricular, com o tema empreendedorismo e ética, que será ofertado do 6º ao 9º ano, além do componente chamado Atualidades, com foco no conhecimento em rede e capacidade de argumentação, para o Ensino Médio. “Outro destaque serão os cursos rápidos de Educação Continuada voltados à saúde no mundo do trabalho para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e aos pais”, ressaltou.

Em Campo Grande são oferecidas 236 vagas do 1º a 9º anos do Ensino Fundamental, enquanto em Corumbá estão disponibilizadas 676 vagas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, 360 vagas na EJA e 30 vagas no EBEP. Já em Três Lagoas são 825 vagas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, 415 vagas para a EJA e 30 vagas para o EBEP e, em Dourados, estão disponíveis 1.231 vagas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e EBEP.

O critério de idade para o ingresso na Educação Infantil para o Pré I é a idade de 4 anos completos ou a completar em 2013, enquanto no Pré II a idade é de 5 anos. Já no Ensino Fundamental, o critério para o ingresso no 1º ano é de 6 anos de idade, sendo que do 2º ao 9ª ano será conforme transferência escolar, assim como também no Ensino Médio e EBEP. Para o EJA, o aluno deverá ter a idade mínima de 18 anos de idade completos no ato da matrícula.

Serviço — Mais informações com as secretarias das escolas do Sesi em Campo Grande (67-3365-7861), Corumbá (67-3234-3600), Dourados (67-3416-4500) e Três Lagoas (67-3929-3500)