A equipe da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, do Conjunto Mata do Jacinto, Campo Grande, ficou em segundo lugar na fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. A competição é umas das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A etapa estadual foi realizada em agosto, na Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal de (), durante a ROBO-MS2012. A etapa contou com a participação de seis equipes do Nível II (ensino médio e técnico), vinculadas a instituições particulares e públicas (estadual e federal).

Os robôs das equipes participantes deveriam atuar como “bombeiros” no desafio de Resgate. A arena simulou um ambiente de desastre e os robôs deveriam, de forma autônoma, superar obstáculos, falhas no percurso, uma rampa com inclinação. A Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues participou com a equipe Inacros, composta pelos estudantes: Gabryel Rigol da Silva, Mariana dos Santos Dias, Thiago de Souza Santos, Reynaldo Francisco de Senna e o professor-técnico Leandro Cezar da Silva. A escola foi classificada em 2º lugar, ficando atrás apenas de uma equipe do Instituto Federal de Tecnologia de Mato Grosso do Sul (), de Ponta Porã.

Além da competição, os estudantes também participaram das palestras e tiveram a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre a área das engenharias como comenta o estudante Reynaldo Francisco de Sena: “Foi decisivo para a escolha da profissão ou caminho a seguir profissionalmente” e Gabryel Rigol da Silva: “O encontro serviu para firmar ainda mais a minha decisão”. Essa oportunidade só foi possível pela continuidade do Projeto Laboratório de Robótica, que acontece na Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues e na Escola Estadual Dr. Arthur de Vasconcelos Dias, desde 2009, quando houve uma parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).