Geral

Escola de samba de Corumbá utiliza conto de fadas em enredo para Carnaval 2012

Com um enredo curioso e inusitado, intitulado “A Bruxa está solta no casamento da Barata e do Ratão”, a escola de Samba A Pesada, promete muita animação, encanto e alegria em seu desfile, este ano, conforme revelou o carnavalesco Betinho. A agremiação traz como enredo uma fábula infantil. É a “A Bruxa está solta no […]

Arquivo Publicado em 23/01/2012, às 17h42

None

Com um enredo curioso e inusitado, intitulado “A Bruxa está solta no casamento da Barata e do Ratão”, a escola de Samba A Pesada, promete muita animação, encanto e alegria em seu desfile, este ano, conforme revelou o carnavalesco Betinho. A agremiação traz como enredo uma fábula infantil. É a “A Bruxa está solta no casamento da Barata e do Dom Ratão”. O compositor do samba-enredo é Paulo César “Uig”, da União da Ilha, que nos últimos anos, tem assinado as letras dos sambas da escola.

“O enredo foi criado por toda a escola, toda a diretoria se reuniu para debater qual seria o tema e como a Pesada gosta de trabalhar em cima de contos, de fantasias, pois isso dá uma ampla liberdade de criação, decidimos por esse enredo. Teremos uma ala de crianças, que retratará esse lado infantil, porém, todas as alas remeterão aos foliões, às lembranças da infância, é isso que a Pesada quer proporcionar na Avenida”, relatou Betinho.


No carnaval 2011, A Pesada conquistou a terceira colocação no Grupo Especial,com 172 pontos, cantandoo enredo: “A Pesada vem desvendar os mistérios das quatro estações”. A escola conseguiu colocar na avenida cerca de 1.300 componentes.

De acordo com o sorteio realizado pela Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba) A Pesada será a terceira escola a se apresentar na Avenida General Rondon na segunda-feira de Carnaval, 20 de fevereiro. Sob a presidência de Neidivaldo Colombo, será composta por 14 alas e deve contar com a participação de mil componentes.

Destaques da Avenida

Betinho se conteve sobre o que a Pesada trará para a Avenida General Rondon, porém, e ressaltou que a escola irá abusar do luxo, que dará um toque especial ao desfile. “Posso adiantar que teremos fantasias de luxo em todos os carros alegóricos. Essa será nossa maior atração, que com certeza irá encantar todos que estarão na avenida prestigiando nossa escola”, disse.

Enquanto algumas escolas investem em presença de destaques de outros estados e cidades, A Pesada quer valorizar o que há em Corumbá, e principalmente, a beleza das mulheres pantaneiras e os turistas que vêm prestigiar a maior festa popular do Centro-Oeste.

“A Pesada não terá grandes destaques para compor os principais postos de nossa escola, estaremos recebendo de braços abertos muitas pessoas que vêm de fora para desfilar no nosso carnaval. Além disso, nossos investimentos e nossas colaborações são locais, a escola é da cidade, portanto, os destaques também são”, disse o carnavalesco.

Betinho frisou que um dos destaques do conto de fadas da Pesada será a comissão de frente, que trará uma abertura “encantadora” para o público. “A comissão de frente está ensaiando há cerca de um mês, e o público pode se preparar para um belo espetáculo. Traremos um simbolismo infantil na abertura de nossa escola, será encantador”, adiantou.

Os tamborins da Pesada já estão sendo aquecidos e as mulatas ensaiam seus passos. Os ensaios da bateria tiveram início emdezembro, no barracão da escola, que fica localizado na Ladeira Cunha e Cruz, a partir das 20 horas, de segunda a sexta.

Fantasias

A Pesada também iniciou cedo os serviços em seus barracões. Atualmente, os integrantes trabalham nas confecções dos adereços, e conforme adiantou o carnavalesco Betinho ao Diário, tudo deve estar pronto no fim de janeiro.

“Estamos desde 2011 confeccionando as peças, agora trabalhamos apenas na conclusão dos adereços. Podemos dizer que no final de janeiro, a escola estará ‘montada’. Não temos pressa em nada, queremos que saia tudo conforme o planejado”, frisou. O único setor que causa espera são as fantasias de luxo, pois estas não são confeccionadas na escola.


Os foliões que quiserem fazer parte deste conto de fadas e serem “testemunhas” do casamento da Barata e do Ratão, podem se dirigir até a sede da escola, na Ladeira Cunha e Cruz, na Quadra da Pesada, para conferir os croquis das fantasias, fazer a encomenda e cair na folia.

Jornal Midiamax