Escola Alternativa realiza Feira Cultural com o tema Geopark Bodoquena-Pantanal
A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul promove e apoia no mês de outubro diversas ações culturais do Projeto de Educação Patrimonial “Educar para Proteger – Geopark Bodoquena – Pantanal”. No dia 19 de outubro (sexta-feira), às 19 horas, a EE Antônio Nogueira da Fonseca, do município de Terenos, situada à […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul promove e apoia no mês de outubro diversas ações culturais do Projeto de Educação Patrimonial “Educar para Proteger – Geopark Bodoquena – Pantanal”.
No dia 19 de outubro (sexta-feira), às 19 horas, a EE Antônio Nogueira da Fonseca, do município de Terenos, situada à BR-262, Km 11, realiza a culminância do Projeto “Educar para Proteger Geopark Bodoquena-Pantanal” e também a comemoração dos 32 anos da escola. Estão previstas ações culturais que reforçam o sentimento de pertença local dos alunos, exposição de artes plásticas e de culinária regional aos participantes.
Dia 20 de outubro (sábado) a Escola Alternativa, de Campo Grande, situada na avenida Anahanguera, 498, Vila Piratininga, realiza às 8 horas a “Feira Cultural”, apresentando a pesquisa realizada a partir do tema Geopark Bodoquena-Pantanal aos pais e alunos por meio de múltiplas atividades artísticas como maquetes, exposição de quadros, projeção de um vídeo-documentário feito pelos alunos e curiosidades sobre o nosso Geopark.
Dia 25 de outubro (quinta-feira), nos turnos matutino e noturno, acontece na Uniderp Anhanguera, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, a palestra Geopark Bodoquena-Pantanal, apresentada aos acadêmicos durante seminário integrador, sendo proferida pelos mestres membros do conselho gestor do geopark. O conselho é responsável por diagnosticar, promover e divulgar ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da região do Pantanal. Participam a Profª Ma. Neusa Narico Arashiro (FCMS) e Prof. Me. Geancarlo de Lima Merighi (Fundtur).
Geopark
O termo Geopark está associado a uma área delimitada, com excepcionalidades geológico-paleontológicas, ligada ao desenvolvimento da cultura, economia, ciência e turismo local/regional. Abrange desde a Serra da Bodoquena até parte da planície pantaneira, totalizando 39.700 Km quadrados, 13 municípios e 47 geossítios. O Geopark Bodoquena – Pantanal foi criado pelo Decreto Estadual nº. 12.897, de 22 de dezembro 2009 e está em processo para obter a chancela da Unesco e tornar-se membro da Global Geoparks Network, rede global de Geoparks.
O Projeto de Educação Patrimonial “Educar para Proteger” é desenvolvido pela Fundação de Cultura desde 2009 envolvendo cinco municípios: Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti, sendo uma ação permanente imprescindível para sensibilizar e conscientizar para a preservação do patrimônio cultural a concretização de projetos culturais.
“O Projeto de Educação Patrimonial é um investimento do Governo do Estado, que surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico regional, aliando ações da cultura e educação, promovendo uma percepção mais aguçada, crítica e carinhosa para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história. E no caso do Geopark Bodoquena-Pantanal acredito que o sentimento de pertença local, e o orgulho do sul-mato-grossense por sua terra será essencial ao desenvolvimento local, resultando em melhor qualidade de vida a todos”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.
As atividades pedagógicas relativas ao projeto Educar para Proteger foram realizadas pelas escolas participantes do projeto durante todo o ano de 2012 e no final desse semestre as escolas se empenham em apresentar à comunidade escolar o resultado desse trabalho.
Segundo a coordenadora do projeto, pedagoga Maria Christina Félix, este é o quarto ano do projeto de educação patrimonial e o Geopark Bodoquena-Pantanal foi o tema escolhido para ser apresentado e debatido em 2012. Nos anos anteriores os temas foram o Trem do Pantanal, a culinária regional e os artistas locais. O projeto “Educar para Proteger” também propaga a preservação do patrimônio cultural da rota do Trem e da região do Pantanal como um todo, desenvolvendo ações educativas e culturais em 28 escolas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.