Geral

Escadinha da XV tem revitalização retomada pelo IPHAN, em Corumbá

(Com informações do Diário Online) Tida como Patrimônio Histórico de Corumbá, a Escadinha da XV será revitalizada e as obras tiveram início nesta sexta-feira (20), com previsão para ser concluída até abril. A ordem de serviço foi assinada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no último dia 5 de janeiro e está orçada […]

Arquivo Publicado em 21/01/2012, às 11h54

None
89076159.jpg

(Com informações do Diário Online)


Tida como Patrimônio Histórico de Corumbá, a Escadinha da XV será revitalizada e as obras tiveram início nesta sexta-feira (20), com previsão para ser concluída até abril. A ordem de serviço foi assinada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no último dia 5 de janeiro e está orçada em R$ 252.200.


De acordo com o edital do Instituto do Patrimônio Histórico, que teve como vencedora a Marco Arquitetura, Engenharia, Construções e Comércio LTDA, devem ser realizadas ações de concretagem, pintura e reconstrução dos degraus.


Construída em 1923, a Escadinha da XV tem 126 degraus e está situada no cruzamento da Avenida General Rondon com a rua 15 de Novembro, sendo um dos acessos da parte alta da cidade ao Porto Geral.


Em 2010, ocorreu o início de uma revitalização, que ficou paralisada por um longo tempo porque a empresa contratada inicialmente cometeu inúmeras irregularidades. Desde então, o local ficou sem receber manutenções, o que preocupava autoridades locais e o IPHAN, já que cidadãos insistiam em fazer uso do local, mesmo com os riscos de deslizamento das encostas.


A passagem foi bloqueada para uso de pedestres em setembro de 2011 pela Prefeitura Municipal de Corumbá a pedido do IPHAN. Para barrar a passagem, foram instalados postes de concreto e alambrado.


(Com informações do Diário Online)

Jornal Midiamax