No âmbito do Inova Senai 2013, uma equipe técnica está percorrendo as unidades do interior de Mato Grosso do Sul para divulgar a etapa estadual da edição 2013 da ação, cujas as inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro de 2013 e podem ser feitas pelo hotsite www.fiems.com.br/senai/inovasenai2013. Nesta quarta-feira (05/12), os técnicos do Senai esteve no CetecSenai para falar com alunos, técnicos e docentes sobre a iniciativa, que neste ano tem as categorias produto inovador, processo inovador e serviço inovador e oferece como prêmios tabletes, smartphones, HDs externos e R$ 3 mil em dinheiro destinados à implementação do projeto no Cetec ou na Agência de Formação Profissional.

Segundo o técnico da gerência de tecnologia e inovação do Senai, Pedro Cesar Paiva, o Inova Senai é voltado para o desenvolvimento da capacidade empreendedora e criativa dos alunos. “Nosso intuito é disseminar o evento e despertar o interesse da participação dos interessados, tirando suas ideias do papel e transformando-as em produtos que possam ser apresentados ao mercado de trabalho. A partir desse evento eles terão a oportunidade também de visualizar outros projetos e as reais necessidades do mercado”, disse.

Ele acrescenta que os alunos irão trabalhar de forma integrada com os professores, buscando desenvolver produtos que aprimorem os processos de produção nas indústrias, de forma inovadora. A divulgação prossegue amanhã (06/12) em Corumbá e ainda vai até Dourados, enquanto na sexta-feira (07/12) será a vez de Deodápolis e, na próxima segunda-feira (10/12), a equipe fará a divulgação em Sidrolândia e Três Lagoas, enquanto na quarta-feira (12/12) e sexta-feira (14/12) serão visitadas as unidades do Senai em Rio Verde e Sonora.

A aluna do curso de assistente administrativo do CetecSenai Naviraí, Camila Maciel Ribeiro dos Santos, 18 anos, acredita que o Inova Senai é uma boa oportunidade para os jovens. “Para quem busca o reconhecimento, o evento pode abrir portas, pois irá nos mostrar diversas formas de inovar”, disse. Assim também pensa o aluno Noan Augusto de Andrade, 15 anos, que já está pensando em participar na categoria de produto inovador. “Já estou pensando em algumas idéias para colocar em prática com outros colegas”, afirmou.

A ação

O gerente de tecnologia e inovação do Senai, Dax Peres Goulart, explica que o Inova Senai é uma ação voltada à criação de competências internas e externas alinhadas com as novas demandas da indústria e do mercado. “O objetivo é desenvolver a capacidade empreendedora, criatividade e raciocínio lógico dos nossos alunos, técnicos, consultores e docentes por meio da concepção, planejamento, execução e demonstração em público de projetos de inovação tecnológica de interesse da indústria e da sociedade”, detalhou.

Nesse sentido, foram criadas as categorias produto inovador, que inclui novos materiais, utensílios (domésticos ou não), alimentos, softwares, hardwares, componentes, instrumentos e ferramentas, processo inovador, que abrange adaptações ou criações de novas máquinas ou equipamentos que proporcionem melhorias de processos produtivos, e serviço inovador, que trata de novos serviços a serem incorporados ao portfólio de serviços do Senai, tendo como cenário a temática da Copa do Mundo de 2014 e que possam ser oferecidos em âmbito nacional.

As premiações para as categorias produto inovador e processo inovador são de até quatro tabletes para os 1º lugares das duas categorias, até quatro smarthphones para os 2º lugares das duas categorias e até quatro HDs externos para os 3º lugares das duas categorias, enquanto a categoria serviço inovador premia o 1º lugar com R$ 3 mil em dinheiro, que serão utilizados para a implementação do projeto no CetecSenai ou Agência de Formação Profissional do Senai.

Serviço: Mais informações pelo telefone (67) 3389-9222 ou pelo hotsite www.fiems.com.br/senai/inovasenai2013