Equipe escolhe propriedade do Pantanal que receberá o Projeto Biomas
Após analisar o solo e a relação com a vegetação e a água de algumas propriedades rurais, levando em conta as características do sistema de produção e preservação, os pesquisadores escolheram a área que receberá o Projeto Biomas no Pantanal: a Fazenda Ipanema, região da Nhecolândia, cerca de 150 km do centro do município de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após analisar o solo e a relação com a vegetação e a água de algumas propriedades rurais, levando em conta as características do sistema de produção e preservação, os pesquisadores escolheram a área que receberá o Projeto Biomas no Pantanal: a Fazenda Ipanema, região da Nhecolândia, cerca de 150 km do centro do município de Corumbá, no extremo Oeste do estado.
A área foi escolhida por ter uma elevada relação entre a baia, região do terreno pantaneiro que concentra as lagoas, e a cordilheira, onde se localiza a vegetação do Cerrado ou Cerradão, caracterizada por árvores de grande porte e de pouco contato com a água. “As raízes das árvores dessa região são rasas e superficiais. São espécies que não têm muito contato com a água costumeiramente”, explica o doutor em Botânica e um dos coordenadores do Projeto Biomas, Alexandre Uhlmann.
O solo da área escolhida é característico da cordilheira do Pantanal, sendo arenoso e com pouca umidade. “Esse tipo de solo têm tons avermelhados em razão da alta permeabilidade e é nesses tipos de solos que poderemos trazer diversidade arbórea para os sistemas produtivos”, conta o coordenador nacional do Projeto Biomas, Dr. Gustavo Curcio.
O próximo passo do Projeto Biomas no Pantanal será a formação de parcerias com técnicos de universidades, institutos de pesquisa e entidades ligadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento. Com uma equipe multidisciplinar, que atuará interligada, os pesquisadores vão introduzir árvores tanto no sistema de preservação como no de produção, ampliando as oportunidades do produtor rural.
SOBRE O PROJETO BIOMAS
O projeto é uma parceria entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estudos já estão sendo desenvolvidos em cinco dos seis biomas brasileiros. Os pesquisadores buscam soluções para a produção sustentável de alimentos, a partir da reintrodução da árvore nas propriedades rurais do Brasil. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.